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“Na verdade, tudo mudou, o mundo mudou e não teria como a escola continuar avaliando da mesma forma”: o impacto da pandemia de COVID-19 na prática avaliativa no contexto do ensino de línguas

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Autor Santos, Maiara Dalpiaz dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2685184263994517;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Na verdade, tudo mudou, o mundo mudou e não teria como a escola continuar avaliando da mesma forma”: o impacto da pandemia de COVID-19 na prática avaliativa no contexto do ensino de línguas;
Resumo Durante a pandemia de Covid-19, a sociedade como um todo precisou se adaptar ao isolamento físico e, por sua vez, as escolas foram obrigadas a se adaptar à realidade do ensino remoto emergencial. Ser professor/a ao longo de uma pandemia mundial trouxe uma série de desafios (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020). Com o retorno ao presencial, novos obstáculos surgiram. Nesse contexto de muitas mudanças, o processo de ensino e aprendizagem precisou se adaptar, o que incluiu a avaliação, tendo em vista que, ela é parte integrante desse processo (QUEVEDO-CAMARGO; DAMACENA, 2021). No contexto do ensino de línguas, a avaliação demanda um processo que leve em consideração a totalidade das expressões e manifestações dos/as alunos/as por meio de suas produções, além de proporcionar um processo de acompanhamento contínuo tanto do desenvolvimento dos/as estudantes, quanto do próprio fazer pedagógico do/a docente. Assim, buscamos compreender de que forma a adoção de princípios da pedagogia dos multiletramentos (Grupo de Nova Londres 1996) poderia trazer um possível avanço para suprir as novas demandas do ensino de línguas, mas, principalmente, buscamos compreender as percepções de avaliação de um determinado grupo de professoras e analisar a forma como elas agiram em relação à avaliação no período pandêmico e pós. Posto isso, essa pesquisa objetivou investigar, à luz de um escopo teórico da Linguística Aplicada (LA) e Educação – tendo em vista que a LA é uma área aberta (MOITA LOPES, 2009), analisar como professoras de línguas de uma rede municipal agiram em relação à avaliação ao longo e após o período pandêmico, bem como compreender suas concepções de avaliação. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: a) questionário; b) entrevista; c) materiais produzidos pelas participantes, as quais são professoras de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre (RS) que estavam participando de um curso de formação continuada. Essa pesquisa se caracteriza por ser de base qualitativa e como procedimento de análise foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN 2016; YIN,2016). Os resultados mostraram o quanto as professoras foram ressignificando suas percepções sobre a avaliação durante o curso de formação continuada e a forma como elas avaliaram, segundo seus relatos, durante e após a pandemia. Além disso, pôde-se inferir que, ao longo da pandemia, as professoras não conseguiram agir como designers de suas práticas avaliativas devido às diversas dificuldades encontradas naquele período e pela falta de formação. Dessa forma, concluímos também que, para que o fazer pedagógico seja desenhado a partir da pedagogia dos multiletramentos, o/a professor/a necessitaria desempenhar o papel de designer no ensino de línguas, contudo, precisaria de formação adequada para tal propósito.;
Abstract During the COVID-19 pandemic, society as a whole had to adapt to physical isolation, and schools were forced to adjust to the challenges of emergency remote teaching. The role of being a teacher during a global pandemic presented various obstacles (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020). As the return to in-person teaching took place, new challenges emerged. In this context of significant changes, the teaching-learning process had to evolve, and this included the assessment, as it constitutes an integral part of this process (QUEVEDO-CAMARGO; DAMACENA, 2021). In the context of language teaching, assessment necessitates a comprehensive approach, considering the entirety of students' expressions and outputs while also facilitating continuous monitoring of both student development and pedagogical practices. Consequently, our objective was to investigate how the adoption of principles from the pedagogy of multiliteracies (New London Group, 1996) could potentially address the new demands of language education. Furthermore, we aimed to comprehend the assessment perspectives of a specific group of educators and analyze their actions regarding assessment during and after the pandemic. Therefore, this research seeks to investigate, within the theoretical scope of Applied Linguistics (LA) and Education – considering that LA is an open area (MOITA LOPES, 2009) – how language teachers from a municipal network acted in relation to assessment during and after the pandemic, as well as to understand their conceptions of evaluation. The data generation instruments were: a) questionnaire; b) interviews; and c) materials produced by the participants, who are teachers from a municipal network in the metropolitan region of Porto Alegre (RS) participating in a continuing education course. This research is characterized as qualitative, and the content analysis method (BARDIN, 2016; YIN, 2016) was employed for data analysis. The results show how the teachers have been redefining their perceptions of assessment during the continuing education course and how they evaluated, according to their reports, during and after the pandemic. Furthermore, it was inferred that during the pandemic, the teachers were unable to act as designers of their assessment practices due to the various difficulties encountered during that period and the lack of proper training. Consequently, it was also concluded that for pedagogical practices to be designed based on the pedagogy of multiliteracies, the teacher must act as a designer in language teaching.;
Palavras-chave Avaliação; Multiletramentos; Formação de professores; Assessment; Multiliteracies; Teacher training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-09-05;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12853;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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