Resumen:
As Instituições de Ensino Superior (IES) são atores fundamentais no processo inovativo e de desenvolvimento socioeconômico. A discussão inerente à atuação dessas instituições para além do ensino e da pesquisa está abrigada na abordagem teórica denominada “terceira missão”, que se efetiva quando a IES extrapola os “próprios muros”, por meio da realização de atividades interativas com atores externos, numa perspectiva socioeconômica, cultural, ambiental etc. Embora a literatura acadêmica de terceira missão seja composta por uma diversidade de estudos, tanto em nível nacional como internacional, não se trata de um campo de pesquisa plenamente consolidado. É necessário caracterizar melhor a terceira missão em regiões periféricas e, sobretudo, compreender o papel da extensão acadêmica nesse processo. Aproveitando-se dessa necessidade teórica, o presente estudo estabeleceu o seguinte problema de pesquisa: como é possível caracterizar a terceira missão de uma instituição de ensino superior localizada em região periférica, a partir da extensão acadêmica por ela ofertada junto ao setor produtivo? Elegeu-se o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma instituição de ensino superior localizada em região periférica, para efetivação da pesquisa empírica, com recorte para a extensão acadêmica desenvolvida pela IES. O objetivo que direcionou a presente pesquisa foi o seguinte: compreender o processo de engajamento do Instituto Federal do Tocantins em atividades de terceira missão, a partir da extensão acadêmica ofertada por esta IES junto ao setor produtivo. A respeito dos procedimentos metodológicos, realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza básica. Do ponto de vista dos objetivos, foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: análise documental e entrevista por pauta. A análise documental foi composta por 36 projetos de extensão ofertados e concluídos entre 2019 e 2022, além de outros documentos normativos e direcionadores da política extensionista da IES. Participaram das entrevistas o Pró-Reitor de Extensão da IES, os coordenadores ou Responsáveis Técnicos dos setores de extensão nos campi e os proponentes de projetos de extensão cujos beneficiários diretos eram integrantes do setor produtivo. Os dados foram explorados por meio de análise de conteúdo, seguindo o magistério de Bardin (2016) e Franco (2005), com o apoio do Software NVivo 14. Por meio dos resultados encontrados, pôde-se concluir que a extensão acadêmica tem sido uma dimensão muito importante na efetivação da terceira missão da IES. Trata-se de uma terceira missão heterogênea, tanto em relação às atividades realizadas como em relação às formas de conexão. Segue uma lógica essencialmente ofertista, em razão da fragilidade da demanda. Os atores externos dessa interação são, em sua maioria, compostos pelo setor produtivo do ramo do agronegócio, o que é uma característica bem presente na própria atividade econômica da localidade onde a instituição analisada se encontra. Alguns pontos críticos merecem atenção, visando o fortalecimento das interações da IES com o setor produtivo: melhoria do sistema de incentivo aos atores internos; melhoria da política de governança da interação, principalmente no tocante a alguns princípios desta (transparência, participação mais ativa dos stakeholders, melhoria normativa); maior valorização da extensão acadêmica, inclusive no tocante ao financiamento desta dimensão. Para estudos futuros, sugere-se a complementação dos resultados encontrados na presente pesquisa, por meio da apresentação e análise da percepção dos atores externos (setor produtivo), os quais se vinculam à instituição no campo da extensão acadêmica.