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Práticas pedagógicas no processo de alfabetização em contexto de educação bilíngue

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Autor Wissmann, Jéssica;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8922184255711320;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Práticas pedagógicas no processo de alfabetização em contexto de educação bilíngue;
Resumo São inúmeros os desafios encontrados pelas escolas que ofertam currículos bilíngues, desde a inicial implantação até os momentos de avaliação das práticas (Megale; Liberali, 2016). Ademais, considerando o cenário brasileiro, onde encontramos intenso crescimento de implantação de currículos bilíngues em instituições escolares, consoante à, até então, não legitimação de uma regulamentação para essa modalidade de ensino. A maneira como as aulas são organizadas e conduzidas pelos professores é um dos fatores que exige reflexão tanto por parte dos professores quanto das escolas. Em escolas em que a educação bilíngue ocorre em turmas em processo de alfabetização, por vezes surgem questionamentos sobre quem deve ser o professor alfabetizador, se a criança pode ser alfabetizada em dois idiomas e quais são os impactos (positivos e negativos), quando a alfabetização no segundo idioma deveria iniciar, dentre muitos outros. A partir de um lugar de docência em escola com currículo bilíngue (português e inglês) e de pesquisa em Linguística Aplicada na área da educação bilíngue, o foco deste trabalho são as práticas alfabetizadoras em uma escola com proposta de educação bilíngue ofertada da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. A proposta dessa pesquisa é identificar e analisar como a escola Crescer estrutura sua educação bilíngue, em especial na etapa inicial da alfabetização. Os dados apresentados foram gerados a partir de gravações de aulas, do professor bilíngue e titular, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I, ao longo do 2º semestre de 2022. Apoiados nos dados e nas análises pudemos observar distinções no entendimento dos professores no tocante das práticas alfabetizadoras em ambos os idiomas, português e inglês, sendo um primeiro inclinado a alfabetizar e o último orientado ao ensino da língua inglesa. Assim, embasados nessas análises e nos estudos para a elaboração dessa pesquisa, compartilhamos um exemplo de redirecionamento pedagógico da autora do trabalho envolvendo suas próprias práticas pedagógicas em cenário de educação bilíngue.;
Abstract There are many challenges faced by schools which provide bilingual curricula, since the initial implantation to the moments of practice evaluations (Megale; Liberali, 2016). Furthermore, considering the Brazilian scenario, where we can find intensive growth of the bilingual curricula in educational institutions, in accordance with, so far, the lack of validation of a regiment for this educational category. How classes are organized and led by teachers is one of the factors which requires reflection by teachers and schools. In schools where the bilingual education takes place in groups through literacy learning process, at times there are debates about who the literacy teacher must be, if the child can be in a literacy process in two languages and what are the impacts (positive and negative), when the literacy process in a second language should begin, among many others. From a position of teaching in a school with bilingual curricula (Portuguese and English) and research in Applied Linguistics in the field of bilingual education, the emphasis of this project are the literacy practices in a school with bilingual education classes from Preschool to Elementary school. The purpose of this research is to identify and analyze how the School Crescer structures its bilingual education, especially in the initial stage of literacy. The data presented were generated from recordings of classes, by the bilingual teacher and the full time teacher, 1st grade class, during the second semester of 2022. Supported by the data and analysis, we were able to observe distinctions in the teachers' understanding with regard to literacy practices in both languages, Portuguese and English, the former being geared towards literacy and the latter oriented towards the teaching of the English language. Thus, based on these analyzes and on the studies for the elaboration of this research, we share an example of the author's pedagogical redirection involving her own pedagogical practices in a bilingual education scenario.;
Palavras-chave Educação bilíngue; Alfabetização bilíngue; Currículo bilíngue; Idiomas; Bilingual education; Bilingual literacy; Bilingual curricula; Languages;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-08-17;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12784;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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