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Jogo em realidade virtual para público leigo: uma tecnologia educacional no atendimento da parada cardíaca

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Autor Attademo, Carolinne Vargas;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6455376305497066;
Orientador Ciconet, Rosane Mortari;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2198380514342543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Jogo em realidade virtual para público leigo: uma tecnologia educacional no atendimento da parada cardíaca;
Resumo A utilização de jogos em realidade virtual para o treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) tem se mostrado relevante na educação em saúde. Os jogos sérios são uma forma eficaz de promover a troca de experiências e informações. Nesse sentido, foi desenvolvido estudo em uma instituição de saúde privada no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de produzir a versão final da tecnologia educativa (TE), em formato de jogo sério em realidade virtual.. Trata-se de estudo metodológico de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido em 6 etapas. Os resultados indicam que esta TE é eficaz para ensinar a técnica de forma interativa e envolvente, além de contribuir para a aprendizagem dos jogadores. A gamificação pode ser uma ferramenta complementar e eficaz para o ensino de RCP, mas não pode substituir a importância do treinamento adequado e da prática constante. Este estudo está inserido no Projeto Gestão do Cuidado e Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, do Edital CAPES/COFEN 28/2019, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade do Vale dos Sinos sob o Parecer n.º 4.300.05. O produto do estudo consiste de uma TE em formato de jogo sério denominada ‘’Socorro: Parada Cardíaca!!!’’, versão mobile com realidade virtual: com sistema operacional Android disponível na plataforma google play no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AtomicRocket.Enfermagem.O produto gerado é consoante com a Linha de Pesquisa Educação em saúde, contribui para o desenvolvimento tecnológico e social para a área da saúde e para a enfermagem, de caráter inovador, com potencial de impacto para a melhoria da prática em situações de RCP.;
Abstract The use of virtual reality games for cardiopulmonary resuscitation (CPR) training has been shown to be relevant in health education. Serious games are an effective way of promoting the exchange of experiences and information. In this sense, a research was carried out in a private health institution in the state of Rio Grande do Sul, with the objective of producing the final version of the educational technology (ET), in a serious game format in virtual reality, called "Socorro: Parada Cardiac!!!''.The methodological study with a qualitative and quantitative approach was carried out in 6 stages. The results indicate that this TE is effective for teaching the technique in an interactive and engaging way, in addition to contributing to the players' learning. Gamification can be a complementary and effective tool for teaching CPR, but it cannot replace the importance of adequate training and constant practice. This study is part of the Project Management of Care and Systematization of Nursing Assistance in the Urgency and Emergency Care Network, of the Public Notice CAPES/COFEN 28/2019, approved by the Ethics and Research Committee (CEP) of the University of Vale dos Sinos under Opinion No. 4.300.05. As a product, the study produced the TE in a serious game format called ''Socorro: Cardiac Arrest!!!'', a mobile version with virtual reality: with the Android operating system available on the google play platform at the link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AtomicRocket.Enfermagem, with the Health Education Research Line, of an innovative nature, contributing to the technological and social development of the health area and nursing, with impact potential for improving practice in CPR situations.;
Palavras-chave Jogos; Realidade virtual; Estudo de validação; Reanimação cardiopulmonar; Games; Virtual reality; Validation study; Cardiopulmonary resuscitation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-06-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12764;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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