Resumo:
A utilização de jogos em realidade virtual para o treinamento em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) tem se mostrado relevante na educação em saúde. Os jogos sérios são uma forma eficaz de promover a troca de experiências e informações. Nesse sentido, foi desenvolvido estudo em uma instituição de saúde privada no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de produzir a versão final da tecnologia educativa (TE), em formato de jogo sério em realidade virtual.. Trata-se de estudo metodológico de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido em 6 etapas. Os resultados indicam que esta TE é eficaz para ensinar a técnica de forma interativa e envolvente, além de contribuir para a aprendizagem dos jogadores. A gamificação pode ser uma ferramenta complementar e eficaz para o ensino de RCP, mas não pode substituir a importância do treinamento adequado e da prática constante. Este estudo está inserido no Projeto Gestão do Cuidado e Sistematização da Assistência de Enfermagem na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, do Edital CAPES/COFEN 28/2019, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade do Vale dos Sinos sob o Parecer n.º 4.300.05. O produto do estudo consiste de uma TE em formato de jogo sério denominada ‘’Socorro: Parada Cardíaca!!!’’, versão mobile com realidade virtual: com sistema operacional Android disponível na plataforma google play no link
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AtomicRocket.Enfermagem.O produto gerado é consoante com a Linha de Pesquisa Educação em saúde, contribui para o desenvolvimento tecnológico e social para a área da saúde e para a enfermagem, de caráter inovador, com potencial de impacto para a melhoria da prática em situações de RCP.