Abstract:
A partir do tema ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a presente dissertação tem como objetivo identificar e problematizar os regimes de verdades sobre a ciência constituídos pelos discursos que circulam nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no contexto do novo Ensino Médio. Ao assumir os estudos foucaultianos como perspectiva teórica, a pesquisa utiliza a análise do discurso como percurso teórico-metodológico, buscando fazer emergir as verdades sobre ciência presentes na coleção de livros didáticos intitulada "Matéria, Energia e Vida: uma abordagem interdisciplinar", que abrange os componentes curriculares de Biologia, Física e Química. Além de Michel Foucault (2022), recorreuse a autores como Veiga-Neto (2019), Wortmann (2001), Candioto (2013), Ferreira e Traversini (2013), Saraiva (2015), para construção da analítica investigativa. Biesta (2020), Fazenda (2012), Larrosa (2018), Cassiano (2013), constituíram, entre outros, os aportes para pensar as questões relacionadas ao ensino e recursos didáticos. Os achados da pesquisa mostram que: a) em nome de uma aproximação mais direta entre o estudante e o campo das ciências da naturezas, a opção didática enfatiza o protagonismo do aluno em detrimento da ação do professor, que é esmaecido no processo de ensino e/ou reduzido à figura de mediador passivo; b) nos livros didáticos são utilizadas estratégias discursivas que pretendem tornar a ciência mais atraente e próxima ao cotidiano dos alunos, ao passo que seus exercícios, experimentos e projetos investigativos apontam mais para uma apropriação do já descoberto por cientistas do que a possibilidade de criação/invenção por parte dos estudantes; c) o aspecto da utilidade da ciência é ressaltado, o qual parece validar seu estudo, como consequência se reduz sua complexidade e limita o aluno a um mero aplicador de seus recursos. Enfim, o estudo leva-nos a perceber que os efeitos dos regimes de verdade sobre a ciência a caracterizam como um campo acessível, útil, aproblemático e interdisciplinar.