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Estratégias de design aplicadas a territórios para o fortalecimento e a prospecção turística de indicações geográficas: um estudo a partir da IP Altos Montes/RS

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Autor Engelmann, Marcos Eduardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5299828538313839;
Orientador Tarouco, Fabricio Farias;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8766936376184905;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias de design aplicadas a territórios para o fortalecimento e a prospecção turística de indicações geográficas: um estudo a partir da IP Altos Montes/RS;
Resumo A obtenção de uma indicação geográfica (IG) é um passo importante no reconhecimento, na promoção e proteção do origem de um produto. Tais benefícios econômicos pode ser estendidos para outros integrantes do território por meio do turismo, mas para isso, é essencial que algumas estratégias sejam elaboradas, tendo em vista que apenas a IG não é suficiente para esse atingimento. Neste sentido, o design estratégico favorece a construção de uma visão colaborativa e futura, na qual são contemplados os atores, seus comportamentos e suas práticas. Estes elementos possibilitam o desenho de uma nova realidade, oferecendo a sociedade ao mercado um sistema de processos, pesquisas, métodos, crenças, valores e ferramentas. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver diretrizes projetuais que potencializem, por meio do Design Estratégico, o turismo em regiões que tiveram a obtenção recente de uma indicação geográfica (IG) . A IP Altos Montes foi escolhida como objeto de estudo por ser uma indicação geográfica próxima a Bento Gonçalves – RS, mas que ainda não obteve o mesmo êxito de desenvolvimento turístico que esta cidade. A partir de uma revisão teórica, somada à análise de estudos de casos, sínteses de seminários sobre enoturismo e estudos de campo, foram desenvolvidas 51 diretrizes projetuais que podem ser utilizadas na concepção e implementação de diferentes estratégias de projeção turística de uma indicação geográfica. Foi também realizada uma experimentação metaprojetual que propôs um posicionamento territorial e oito cenários futuros para impulsionar a IP Altos Montes. A pesquisa busca contribuir como o desenvolvimento social e econômico de regiões que obtiveram uma indicação geográfica utilizando-se para isso de um estudo territorial no qual todos os agentes integrantes estão contemplados. Na perspectiva acadêmica, esta pesquisa contribui para o Design Estratégico, mostrando por meio de uma pesquisa aplicada, a utilização do design territorial em um contexto turístico, evidenciando a migração do campo de atuação para um contexto mais amplo.;
Abstract Obtaining a geographical indication (GI) is an important step in recognizing, promoting and protecting the origin of a product. Such economic benefits can be extended to other members of the territory through tourism, but for that, it is essential that some strategies are developed, considering that only the GI is not enough to achieve this. In this sense, the strategic design favors the construction of a collaborative and future vision, in which the actors, their behaviors and their practices are contemplated. These elements make it possible to design a new reality, offering society to the market a system of processes, research, methods, beliefs, values and tools. Thus, the main objective of this research is to develop design guidelines that enhance, through Strategic Design, tourism in regions that have recently obtained a geographical indication (GI). The IP Altos Montes was chosen as the object of study because it is a geographical indication close to Bento Gonçalves - RS, but which has not yet achieved the same success in terms of tourist development as this city. From a theoretical review, added to the analysis of case studies, syntheses of seminars on wine tourism and field studies, 51 design guidelines were developed that can be used in the design and implementation of different strategies for tourist projection of a geographical indication. A metaprojectual experiment was also carried out, which proposed a territorial positioning and eight future scenarios to boost IP Altos Montes. The research seeks to contribute to the social and economic development of regions that obtained a geographical indication, using a territorial study in which all the integrating agents are contemplated. From an academic perspective, this research contributes to Strategic Design, showing, through applied research, the use of territorial design in a tourist context, evidencing the migration of the field of action to a broader context.;
Palavras-chave Design estratégico; Ecossistemas turísticos; Enoturismo; Indicações geográficas; Territórios; Turismo; Geographical indications; Strategic design; Territories; Tourism ecosystems; Tourism; Wine tourism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-08-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12754;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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