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A memória anarquivada de “No Paiz das Amazonas” nos buscadores online

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Autor Almeida, Simone Barreto de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5660288320702243;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A memória anarquivada de “No Paiz das Amazonas” nos buscadores online;
Resumo Esta pesquisa aborda o arquivamento audiovisual contemporâneo a partir das imagens fílmicas arquivadas em coleções de buscadores online. Partindo de um olhar comunicacional voltado para o fenômeno da internet e da presença das mídias na web, a proposta da presente tese é compreender, a partir da cartografia e do procedimento anarquivador, como as imagens fílmi-cas de “NO PAIZ DAS AMAZONAS”, de Silvino Santos (1922), são atualizadas nos arqui-vamentos de buscadores online, especificamente do Google. Os conceitos de memória (como imagem) e arquivamento são construídos a partir de Derrida (2001), Foucault (2008) e Berg-son (1999), entre outros autores. Nessa perspectiva, a imagem da memória do audiovisual fíl-mico pode ser reconhecida nos arquivamentos oriundos do cinema, do vídeo, da TV e da in-ternet. A partir do encontro desses materiais fílmicos na interface gráfica dos buscadores onli-ne, observa-se a imagem do arquivamento no contemporâneo. O problema de pesquisa sobre a atualização das imagens fílmicas pelo arquivamento audiovisual é colocado em função do tempo. O audiovisual é pensado em suas audiovisualidades, de um virtual atualizando-se na duração. Nas cartografias pensadas como montagens realizam-se pausas sobre as imagens em movimento, momento em que são dadas a ver as atualizações nos usos, apropriações e nas formas de colecionar e arquivar as imagens por meio dos buscadores, usuários e mídias da web. O procedimento do anarquivamento considera a organização presente em toda forma arquivadora e consiste em movimentos de desconstrução da ordem do poder-verdade (FOU-CAULT, 1980) sobre o arquivamento dos buscadores para as imagens fílmicas. O aparelho buscador e os múltiplos arquivamentos apontam para a tecnocultura da busca como uma forma cultural de bancos de dados. A imagem fílmica do cineasta de banco de dados do cinema si-lencioso é arquivamento do banco de dados dos buscadores online. O arquivamento, como atualização das imagens fílmicas, é reconhecido na duração e na multiplicidade de outros ar-quivamentos, de outros tempos e de outras mídias.;
Abstract This research approaches the contemporary audiovisual archiving from the filmic images archived in online search engine collections. On the basis of a communicational perspective at the phenomenon of the internet and the presence of media on the web, the proposal of this thesis is to understand, from the cartography and the anarchivist procedure, as the filmic images of "NO PAIZ DAS AMAZONAS" by Silvino Santos (1922) are updated in the archives of online search engine, specifically Google. The concepts of memory (such as image) and archiving are constructed from Derrida (2001), Foucault (2008) and Bergson (1999), among other authors. In this perspective, the image of the filmic audiovisual memory can be recognized in the archival files originated in cinema, video, TV and internet. From the encounter of these filmic materials in the graphical interface of online search engines, the image of archiving in the contemporary is observed. The research problem about the updating of filmic images by audiovisual archiving is placed in function of time. The audiovisual is thought in its audiovisualities of a virtual updating itself in the duration. In the cartographies thought as montages, pauses on the moving images are done, when they are given to see the updates in the uses, appropriations and ways of collecting and archiving the images through search engines, users and media on the web. The anarchivation procedure considers the organization found in all archiving form and consists of deconstruction movements from the truth-power order (FOUCAULT, 1980) on the archiving of the search engine for the filmic images. The search engine and multiple archiving target to the technoculture of search as a cultural form of databases. The filmic image of the silent cinema database filmmaker is the archiving of the online search engine database. Archiving, as an update of the filmic images, is recognized in the duration and in the multiplicity of other archives, from other times and from other media.;
Palavras-chave Arquivamento; Audiovisual; Buscadores Online; Memória; Silvino Santos; Archiving; Search enginee; Memory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-07-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12736;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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