Resumen:
Esta pesquisa aborda o arquivamento audiovisual contemporâneo a partir das imagens fílmicas arquivadas em coleções de buscadores online. Partindo de um olhar comunicacional voltado para o fenômeno da internet e da presença das mídias na web, a proposta da presente tese é compreender, a partir da cartografia e do procedimento anarquivador, como as imagens fílmi-cas de “NO PAIZ DAS AMAZONAS”, de Silvino Santos (1922), são atualizadas nos arqui-vamentos de buscadores online, especificamente do Google. Os conceitos de memória (como imagem) e arquivamento são construídos a partir de Derrida (2001), Foucault (2008) e Berg-son (1999), entre outros autores. Nessa perspectiva, a imagem da memória do audiovisual fíl-mico pode ser reconhecida nos arquivamentos oriundos do cinema, do vídeo, da TV e da in-ternet. A partir do encontro desses materiais fílmicos na interface gráfica dos buscadores onli-ne, observa-se a imagem do arquivamento no contemporâneo. O problema de pesquisa sobre a atualização das imagens fílmicas pelo arquivamento audiovisual é colocado em função do tempo. O audiovisual é pensado em suas audiovisualidades, de um virtual atualizando-se na duração. Nas cartografias pensadas como montagens realizam-se pausas sobre as imagens em movimento, momento em que são dadas a ver as atualizações nos usos, apropriações e nas formas de colecionar e arquivar as imagens por meio dos buscadores, usuários e mídias da web. O procedimento do anarquivamento considera a organização presente em toda forma arquivadora e consiste em movimentos de desconstrução da ordem do poder-verdade (FOU-CAULT, 1980) sobre o arquivamento dos buscadores para as imagens fílmicas. O aparelho buscador e os múltiplos arquivamentos apontam para a tecnocultura da busca como uma forma cultural de bancos de dados. A imagem fílmica do cineasta de banco de dados do cinema si-lencioso é arquivamento do banco de dados dos buscadores online. O arquivamento, como atualização das imagens fílmicas, é reconhecido na duração e na multiplicidade de outros ar-quivamentos, de outros tempos e de outras mídias.