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Práticas da universidade empreendedora para a geração de patentes colaborativas

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Autor Melo, João Mateus Reis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5343136632167068;
Orientador Faccin, Kadígia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9096213182112205;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Práticas da universidade empreendedora para a geração de patentes colaborativas;
Resumo Esta pesquisa teve início com a identificação de uma lacuna na literatura sobre combinações de práticas para universidades empreendedoras de sucesso, medidas, neste caso, pela geração de patentes colaborativas. Percebeu-se, porém, a ausência de estudos em que essas práticas pudessem ser combinadas para que o sucesso fosse alcançado. A intenção não é inventar a fórmula do sucesso, mas apresentar possibilidades aos envolvidos para apoiar a transformação de uma universidade de ensino e pesquisa em uma universidade empreendedora, capacitar e estimular os alunos de todas as disciplinas a adquirir uma mentalidade orientada para o crescimento e para assumir riscos que os prepara para se tornarem líderes do futuro. O objetivo do trabalho é compreender quais combinações de práticas empreendedoras geram o aumento do registro de patentes colaborativas em parceria com empresas. Para esta investigação, utilizou-se os dados de patentes oriundos da base de dados Derwent Innovation Index para a seleção das universidades com base em patentes colaborativas relacionadas à semicondutores. Coletou-se informações sobre as práticas empreendedoras das universidades baseadas em formulário específico e realizou-se o tratamento dos dados por meio da técnica MDSO/MSDO para fins de redução das práticas empreendedoras, selecionando as condições causais com o maior poder explicativo. Aplicou-se a abordagem Qualitative Comparative Analysis (QCA), com apoio do software fsQCA, para identificar as combinações de práticas empreendedoras implementadas pelas universidades consideradas de sucesso (com o maior número de patentes colaborativas depositadas em parceria com empresas). Como resultado, encontrou-se uma solução com quatro combinações, com consistência máxima e cobertura de 90%, produzindo, assim, um resultado positivo para o aumento do registro de patentes colaborativas. Particularmente, a combinação para desenvolvimento do “Projeto Inovação e Crescimento” apresentou a maior cobertura bruta (50%) e única (30%), englobando as práticas Criação de portais, Fomento à internacionalização, Captação de financiamento, Conferências e eventos, Treinamento e recrutamento, não excluindo as demais combinações para obter o sucesso da universidade em geração de patentes colaborativas. A presença da prática “Fomento à Internacionalização” em todas as combinações evidencia que em qualquer estratégia adotada pela universidade para gerar patentes colaborativas, esta prática tem que ser adotada e receber atenção obrigatória. Destaca-se a Dimensão “Inserção local, regional e global”, ao defender que a ciência é cada vez mais globalizada em função da expansão de redes colaborativas de pesquisa, que reforçam a necessidade da busca pela excelência e impacto da pesquisa dos países emergentes, alinhados com a permanente internacionalização, bem como de formação profissional de qualidade continuada. Finalmente, a pesquisa progride na literatura sobre Universidades Empreendedoras, apresentando combinações de práticas para a geração de patentes colaborativas, contribuindo também para um impacto positivo no avanço do conhecimento. Gerencialmente, este estudo indica quatro combinações a serem analisadas a fundo para a implantação de uma universidade empreendedora.;
Abstract This research began with the identification of a gap in literature regarding the combination of successful practices for entrepreneurial universities measured, in this case, by the generation of collaborative patents. The research on the practices themselves follows being heavily developed. It was noticed, however, a lack of studies in which these practices could be combined for the success to be reached. The intention is not to have the formula for success made up, but to present possibilities for those engaged so as to support such transformation of a teaching and research university to an entrepreneurial one, to enable and encourage students of all classes to acquire a mind-set oriented to growth and risk-taking in order to become future leaders. The present dissertation focuses on the entrepreneurial universities, aiming to comprehend which combinations of entrepreneurial practices generate the increasing of collaborative patents registries in partnerships with corporations. For this investigation, it was used the patent data from the Derwent Innovation Index database for the selection of universities based on collaborative patents related to semiconductors. Information regarding the university entrepreneurial practices was collected based on a specific form and the data treatment was carried by the MDSO/MSDO technique with the purpose of reducing entrepreneurial practices, selecting the conditions caused with the greatest explanatory power. The Qualitative Comparative Analysis (QCA) approach was applied, being supported by the fsQCA software, the combination of the successfully implemented entrepreneurial practices by the universities were identified (with the greatest number of collaborative patents in partnership with the deposited corporations) by our research. As a result, a solution with four combinations was found, with the maximum consistency and 90% coverage, thus producing a positive result for the increase of the collaborative patents registries. Particularly, the “Innovation and Growth Project” combination presented a major raw coverage (50%) and unique (30%), encompassing practices of portal creation, Promotion to internationalization, Fund raising, Conference and events, Training and recruiting, not excluding other combinations of obtaining the university’s success in generating collaborative patents. The presence of the “Promotion to Internationalization” practice in all of the combinations highlight that in any adopted strategy by the university to create collaborative patents, such practice must be adopted and receive mandatory attention. The “Local, regional and global integration” dimension is highlighted, to defend that Science is becoming more globalized according to the expansion of the collaborative research networks, which reinforce the necessity of an excellency pursue and research impact of emerging countries, aligned with permanent internationalization, as well as professional formation of continued quality. Finally, the research progresses on Entrepreneurial Universities, presenting combinations of practices to create collaborative patents and also contributing for a positive impact on knowledge advancement. To conclude with, the studies indicate four combinations to be deeper analyzed for the implementation of an entrepreneurial university.;
Palavras-chave Universidade empreendedora; Patentes colaborativas; Práticas empreendedoras; QCA; Internacionalização universitária; Entrepreneurial university; Collaborative patents; Entrepreneurial practices; University internationalization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-06-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12723;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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