Mostrar registro simples

Autor Santos, Michele Schuster dos;
Orientador Schneider, Cristina Seibert;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6258378999346520;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Palco virtual: prática teatral em tempos de pandemia;
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento de práticas teatrais nos anos iniciais em ambiente virtual, e por objetivo específico analisar como o teatro auxilia no desenvolvimento das crianças mesmo sem a presencialidade. Para tanto, embasaram o referencial teórico os seguintes autores: Schlemmer (2006), Hensel (2018), Moreira e Silva (1995), Mallmann (2013), Bersch e Schlemmer (2017), Oliveira, Lucas, Iquiapaza (2020), Maltaet al. (2020), Varella (2020), Fernandes (2012), Flôres (2020), Santana (2018), Souza et al. (2014), Paulin e Foster (2020) e o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia foi realizada a partir de um estudo de caso sobre o projeto Palco Virtual: Oficinas de Teatro On-line, no qual as crianças, de 7 a 13 anos, experimentaram o fazer teatral virtualmente em razão do distanciamento social como medida de segurança sanitária em função da pandemia de COVID-19. Concluiu-se que é possível desenvolver práticas teatrais em ambientes virtuais de aprendizagem, vivenciando o teatro, seus benefícios e suas técnicas; ou seja, houve desenvolvimento, imaginação e criação. As crianças compreenderam que não estão sozinhas e isoladas, se tornando mais sensíveis e reflexivas. Dessa forma, evidencia-se que o teatro, tanto presencial quanto virtual, transforma a vida de quem o experimenta, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de sua identidade e de uma crítica própria, preparando cada um por meio da vivência grupal para um convívio social mais humano.;
Palavras-chave Teatro; Educação; Ambiente Virtual;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-07;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12665;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística