Resumen:
A transformação digital eclodiu nos últimos anos em decorrência da pandemia da COVID-19. As plataformas de vendas on-line surgiram como alternativa e contribuíram para fortalecer a conexão além do ponto de venda físico entre consumidores e marcas. Paralelo a isso, voltou-se a falar em Metaverso, um possível novo canal para vender
e interagir. Com a intenção de contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao comércio em conjunto com o Metaverso, este estudo tem como
objetivo principal identificar os requisitos para alavancar as vendas utilizando técnicas
já bem consolidadas no mercado – cross-selling e upselling – em itens de moda (vestuário e calçado), por meio de soluções digitais e tecnologias imersivas, as quais
estão delimitadas no escopo do Metaverso. A pesquisa também apresenta lacunas de
conhecimento, indicadas por especialistas em varejo e em tecnologia. Os resultados
do estudo contribuem para viabilizar melhores experiências ao apontar o que é necessário para conectar diferentes soluções digitais que podem facilitar a imersão
em ambientes virtuais.