Abstract:
A indústria moveleira no Brasil exerce um papel de destacada relevância, tanto na cadeia produtiva da madeira, quanto no suprimento de uma rede de varejistas, além da geração de milhares de empregos. Ressaltando-se a importância de que empresas do ramo, possuam controle sobre seus resultados, medição de desempenho e aplicação de estratégias. O uso de métodos multicriteriais de apoio à decisão podem contribuir para redução de riscos, gerenciamento de incertezas e para tomada de decisões mais ágeis. O objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo de caso, aplicado a uma empresa do setor moveleiro, localizada no Sul do Brasil, no qual foi desenvolvida uma proposta de sistema para medição de desempenho, alinhado ao planejamento estratégico. A coleta de dados empíricos ocorreu por meio de técnica de grupo focado, formado por 10 gestores da empresa, responsáveis por diferentes áreas da fábrica. Este grupo identificou os objetivos estratégicos e, apoiado no método Analytic Hierarchy Process - AHP, distribuiu importâncias relativas entre estes critérios, chegando-se às prioridades de desempenho. Foram identificados também, os indicadores capazes de realizar a medição de desempenho, utilizados para a avaliação do segundo semestre de 2022 da empresa em estudo de caso. Em entrevistas semiestruturadas com os gestores, foram abordados temas quanto ao atual desempenho e identificadas alternativas de melhorias. Através de questionário, foi avaliado o desempenho de cada um dos indicadores e consequentemente de cada objetivo estratégico. Nesta etapa, foram calculadas as lacunas de desempenho. Comparou-se o desempenho realizado no período com a ordem de preferência dos gestores. Resultando-se desta pesquisa, uma abordagem de sistematização para a medição de desempenho, considerando os objetivos alinhados ao planejamento estratégico e apoio à tomada de decisões através da ordem de priorização.