Resumen:
Esta tese tem como objetivo principal descrever e analisar as práticas docentes dos
professores iniciantes, bacharéis e tecnólogos, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Para tanto, a questão central que norteou esta investigação foi: como os professores iniciantes do EBTT desenvolvem suas práticas docentes, tendo em vista os diferentes processos que as regulam? O material empírico refere-se a um conjunto de documentos composto de leis, resoluções portarias e editais referentes à Educação Profissional, à carreira do EBTT e ao IFMA, além de narrativas e informações produzidas pelos professores iniciantes por meio de questionários. As respostas foram problematizadas e analisadas a partir do conceito de hipercrítica e de prática – de inspiração foucaultiana, além disso foram utilizados como referencial teórico de análise estudos foucaultianos sobre educação, professores iniciantes, docência contemporânea, formação de professores, educação profissional e educação e trabalho. Assim, no exercício analítico foram organizadas as recorrências das narrativas em grupos de sentido nas seguintes unidades analíticas: a) A docência dos professores iniciantes EBTT na relação com os alunos: quem são esses jovens?; b) O Trabalho docente EBTT: práticas com desafios, tensões, princípios, finalidades educativas e responsabilidade pedagógica e c) Professor iniciante EBTT: a pesquisa científica como prática de formação e prática docente. Esse movimento analítico permitiu defender a tese de que as práticas
docentes dos professores iniciantes EBTT podem ser produzidas, simultaneamente,
por diversas e numerosas atividades no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão
e na representação institucional que possibilitaram enxergá-las como uma
constituição múltipla, tendo em vista as dimensões e as adaptabilidades de suas
práticas aos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, exigidas por uma
hibridização institucional, que além da oferta do currículo verticalizado, requer,
também, um trabalho docente verticalizado.