Resumo:
A formação de professores no Brasil é compreendida aqui como um problema social complexo de difícil resolução. Assim, entendendo que o Design Estratégico lida com os wicked problems e considerando o Ser Professor na Era Digital como o tema principal desta pesquisa, a questão problemática e o objetivo do trabalho voltaram-se para a construção de uma Estratégia de Design para a formação inicial do Professor Autônomo na Era Digital, em meio ao Mundo VUCA e, consequentemente, ao Mundo BANI. Trata-se de um estudo delimitado pela perspectiva de jovens brasileiros nascidos entre 1995 e 2010, também denominados de Geração Z. Esses são jovens que se constituem ou poderão se constituir como professores já em uma Era em que a educação e a sociedade sofrem ampla influência dos meios digitais. De modo geral, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa em design, orientada pela abordagem teórico-metodológica do Design Estratégico. Como apoio a essa metaprojetação, aplicam-se procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, resultando na problematização e teorização dos elementos conceituais e contextuais do estudo, além da proposição teórica sobre o Professor Autônomo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Geração Z e professores que não são da Geração Z, mas que têm mais de cinco anos de atuação em contextos não escolares. Além disso, foram desenvolvidas sessões colaborativas (workshops) com designers difusos e especialistas com o intuito de construir as propostas de cenários futuros e de interpretar, como definidos aqui, Valores Conceituais para a construção de uma Estratégia de Design para a formação inicial de Professores Autônomos no Brasil. Ao fim, foram identificados sete Valores Conceituais, os quais se constituem como capacidades mínimas para a nova formação inicial do Professor Autônomo, esses são: Mindset de Crescimento, Desenvolvimento Humano (soft skills), Repertório, Empreendedorismo, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Prática e Comunidade Criativa. A partir dos Valores foram apresentadas e discutidas cinco possibilidades de estratégias para que, a partir dos três Critérios de Escolha: Geracional, Temporal e de Aplicabilidade, elas fossem analisadas e discutidas para que resultasse a Estratégia escolhida: um sistema produto-serviço (SPS), composto por oficinas de criação de Comunidades Criativas e Workshops de cocriação das ementas das disciplinas atuais nas Universidades do país. Esse SPS propõe inovar e adequar os cursos de Licenciatura para uma formação inicial do Professor Autônomo. Espera-se que essa Estratégia de Design possa colaborar para o desenvolvimento de uma nova formação inicial, a qual dê a autonomia e liberdade de escolha para o professor brasileiro em sua profissão na Era Digital.