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Narrativas de professores de espanhol: processos de construção de identidade docente

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Autor Costa, Silviane Assunção;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4949605004988873;
Orientador Mira, Caio César Costa Ribeiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Narrativas de professores de espanhol: processos de construção de identidade docente;
Resumo O presente estudo aborda questões sobre narrativas, construtos sociais e as marcas identitárias que elas sinalizam. Nesta perspectiva, abordaremos as narrativas de professores de espanhol e os processos de construção de identidade docente que identificam os profissionais dessa área. Objetivamos, com isso, investigar como docentes de língua espanhola performam sua identidade em narrativas sobre a sua prática profissional, bem como analisar as diferentes concepções de identidades apresentadas nos discursos dos participantes em suas narrativas de experiência pessoal e compreender os níveis de posicionamentos discursivos que estão envolvidos na construção identitária em narrativas sobre a prática do docente de Língua Espanhola. Estes, partem da ideia de como a linguística auxilia os pares que, como eu, docente de LE, se encontram em um viés ideológico e social, em que nossa disciplina não é amparada por políticas públicas e tampouco inserida em políticas linguísticas que garantam uma equidade ao ensino. Nossa metodologia propõe uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando alegações de conhecimento socialmente constituídas, tendo como objetivo analisar a construção identitária dos professores de língua espanhola em narrativas sobre a prática docente. Para isso, trabalharemos com entrevistas, a fim de demonstrar através das narrativas de professores de língua espanhola, como se identificam e identificam os demais nesta construção social que é o lecionar. Para trabalhar com as análises, escolhemos utilizar duas formas de observação: as lâminas de análise de Biar (BASTOS; BIAR, 2015) e os três níveis de posicionamento de Bamberg (2002). A partir disso, tivemos as entrevistas realizadas e o processo de decomposição das falas em interpretações com base na construção identitária da pesquisadora que se sente intimamente ligada às práticas citadas e fortemente afetada pelo tema da pesquisa. Como resultado, temos a sinalização de que ambos os docentes, mesmo sem se conhecer, defendem uma linha de análise em que apresentam a docência e suas possibilidades, trazendo à tona necessidades emergentes sobre a LE, uma vez que também demonstram um cenário de luta, referindo-se do macro ao micro, como nas lâminas de análise de Biar (BASTOS; BIAR, 2015), e exemplificam o cenário atual, como cenário de luta.;
Abstract El presente estudio aborda cuestiones sobre narrativas, construcciones sociales y las marcas de identidad que ellas señalan. En esta perspectiva, abordaremos las narrativas de los docentes españoles y los procesos de construcción de la identidad docente que conforman a los profesionales de esta área. Pretendemos, por tanto, investigar cómo los docentes de lengua española realizan su identidad en las narrativas sobre su práctica profesional, así como analizar las diferentes concepciones de identidades que se presentan en los discursos de los participantes en sus narrativas de experiencia personal y comprender los niveles de las posiciones discursivas que intervienen en la construcción de la identidad en narrativas sobre la práctica del profesor de lengua española. Estos parten de la idea de cómo la linguística ayuda a pares que, como yo, profesora de lengua extranjera, se encuentran en un sesgo ideológico y social, en el que nuestra disciplina no está sustentada en políticas públicas ni incluida en políticas linguísticas que garanticen una equidad a la enseñanza. Nuestra metodología propone una investigación cualitativa utilizando afirmaciones de conocimiento socialmente constituidas, con el objetivo de analizar la construcción de la identidad de los profesores de lengua española en las narrativas sobre la práctica docente. Para ello, trabajaremos con entrevistas, con el fin de evidenciar a través de las narrativas de los docentes de lengua española, cómo se identifican a sí mismos y a los demás en esta construcción social que es la enseñanza. Para trabajar con los análisis, optamos por utilizar dos formas de observación: las diapositivas de análisis de Biar (BASTOS; BIAR, 2015) y los tres niveles de posicionamiento de Bamberg (2002). A partir de eso, tuvimos las entrevistas realizadas y el proceso de descomposición de los discursos en interpretaciones a partir de la construcción identitaria del investigador que se siente estrechamente vinculado a las prácticas mencionadas y fuertemente afectado por el tema de investigación. Como resultado, tenemos la señal de que ambos profesores, aún sin conocerse, defienden una línea de análisis en la que presentan la enseñanza y las posibilidades, sacando a la luz necesidades emergentes sobre la LE, pues también evidencian un escenario de lucha, refiriéndose de lo macro a lo micro, como en las diapositivas de análisis de Biar (BASTOS; BIAR, 2015), y ejemplificar el escenario actual, como escenario de lucha.; The present study addresses questions about narratives, social constructs and the identity marks they signal. In this perspective, we will approach the narratives of Spanish teachers and the processes of teacher identity construction that make up the professionals in this area. We aim, therefore, to investigate how Spanish language teachers perform their identity in narratives about their professional practice, as well as to analyze the different conceptions of identities presented in the participants' discourses in their personal experience narratives and to understand the levels of discursive positions that are involved in the construction of identity in narratives about the practice of Spanish teachers. These start from the idea of how linguistics helps peers who, like me, a foreign language teacher, find themselves in an ideological and social bias, where our subject is not supported by public policies and neither inserted in linguistic policies that guarantee equity to the teaching. Our methodology proposes a qualitative research using socially constituted knowledge claims, aiming to analyze the identity construction of Spanish language teachers in narratives about teaching practice. In order to achieve this, we will work with interviews to demonstrate through the narratives of Spanish language teachers how they identify themselves and others in this social construction that teaching presents itself. To develop the analyses, we chose to use two forms of observation: Biar's (BASTOS; BIAR, 2015) analysis slides and Bamberg's (2002) three levels of positioning. Thereof, we had the interviews carried out and the process of decomposition of the speeches into interpretations based on the identity construction of the researcher who feels closely linked to the practices mentioned and strongly affected by the research theme. As a result, we have the signal that both teachers, even without knowing each other, defend a line of analysis in which they present teaching and possibilities, bringing up emerging needs about the Spanish language, since they also demonstrate a scenario of struggle, referring from macro to micro, as in Biar' analysis slides (BASTOS; BIAR, 2015), and exemplify the current teaching scenario as a scenario of struggle.;
Palavras-chave Professor; Língua espanhola; Narrativas; Políticas linguísticas; Profesor; Lengua española; Teacher; Spanish language; Narratives; Linguistic policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-08-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12543;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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