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“Para mim, linguagem é a forma como a criança se expressa!”: o papel da linguagem na educação infantil a partir de entrevistas e planejamentos de professoras de uma rede privada

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Autor Duart, Patrícia Prates de Quadros;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7880247823330724;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Para mim, linguagem é a forma como a criança se expressa!”: o papel da linguagem na educação infantil a partir de entrevistas e planejamentos de professoras de uma rede privada;
Resumo A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é um importante espaço para a construção de aprendizagens. Proporcionar estratégias pedagógicas para a convivência e interações entre adultos e crianças, permeadas e mediadas pelo uso da linguagem, contribui para a educação em sua integralidade e para a constituição desses sujeitos. Frente a esta demanda e tendo como propósito olhar para a linguagem neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar como a linguagem é evidenciada na fala e nos planejamentos de professoras de Educação Infantil de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, em tempos de pandemia. Para tal fim, os dados foram gerados durante encontros e entrevistas semiestruturadas com professoras efetivas da Educação Infantil de instituição parceira. Documentos, como planos de aula das educadoras, relacionados às diretrizes da BNCC (BRASIL, 2017) e DCNEI (BRASIL, 2010), também foram considerados. Os respectivos dados foram analisados sob a ótica de estudos voltados ao desenvolvimento da linguagem (BAKTHIN/VOLOCHINOV, 2006; VYGOSTSKY, 2007; PERFEITO, 2007; VEÇOSSI, 2014; STAUDT, 2015; STAUDT; FRONZA, 2015; SACCOMANI, 2018, entre outros). Entre as constatações desta dissertação destaca-se que, no contexto de Educação Infantil em foco, a linguagem é tratada como um dos aspectos a ser desenvolvido pelas docentes, assumindo um importante papel neste processo de desenvolvimento da criança. Embora com diferentes percepções sobre linguagem e suas abordagens, é possível perceber que, como mediadoras de aprendizagens, as docentes reconhecem a necessidade de vislumbrar, em cada estratégia pedagógica, situação de interação e relação de troca, as chances para o desenvolvimento das competências linguísticas das crianças. Não sendo a linguagem estática e nem restrita, todas as possibilidades de interação são permeadas pelo seu uso e sempre haverá oportunidade para os incentivos e estímulos às aprendizagens. A linguagem, portanto, assume um importante papel no contexto de mediações de aprendizagens na Educação Infantil, pois potencializa os diferentes sujeitos que dela se utilizam, se reconhecem e se constituem no(s) outro(s).;
Abstract Early Childhood Education, the first stage of basic education, is an important space for the construction of learning. By providing pedagogical strategies for interactions between adults and children, permeated and mediated by the use of language, one contributes to education in its entirety and to the constitution of these subjects. In view of this demand and with the purpose of looking at language in this context, this study aims to analyze how language is highlighted in the speech and lesson planning of kindergarten teachers from a private school in the metropolitan area of Porto Alegre, during the pandemics. To this end, the data were generated during meetings and semi-structured interviews with regular kindergarten teachers from the collaborating institution. Documents such as educators' lesson plans which related the BNCC (Brazilian National Curricular Base, BRASIL, 2017) and the DCNEI (Brazilian Norms for Early Childhood Education, BRASIL, 2010) guidelines were also considered. The respective data were analyzed from the perspective of studies focused on language development (BAKTHIN/VOLOCHINOV, 2006; VYGOSTSKY, 2007; PERFEITO, 2007; VEÇOSSI, 2014; STAUDT, 2015; STAUDT; FRONZA, 2015; SACCOMANI, 2018, and others). Among the findings of this dissertation, it stands out that, in the Early Childhood Education context in focus, language is treated as one of the aspects to be developed by teachers, thus playing an important role in the developmental process of the child. Although with different perceptions about language and its approaches, it is possible to notice that, as learning mediators, the teachers recognize the need to identify, in each pedagogical strategy, interactive situation and exchange relationship, opportunities for the development of children's language competences. As language is neither static nor restricted, all interaction possibilities are permeated by its use and there will always be opportunities for incentives and stimuli to learning. Language, therefore, assumes an important role in the context of learning mediations in Early Childhood Education, because it empowers the different subjects that use it, recognize and constitute themselves in the other(s).;
Palavras-chave Educação infantil; Desenvolvimento da linguagem; Pandemia; Early childhood education; Language development; Pandemics;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-03;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12541;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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