Abstract:
Esta pesquisa tem como tema a construção do processo de acompanhamento personalizado dos estudantes, principalmente na dimensão socioemocional, para garantir sua formação integral. A questão problematizadora discute como ocorre o acompanhamento sob o olhar dos orientadores da Unidade III e dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio e como podemos construir uma proposta de acompanhamento na dimensão socioemocional garantindo a formação integral. O objetivo geral é analisar tal processo sob o olhar da equipe de orientação da Unidade III e dos próprios estudantes, para propor a construção do acompanhamento na dimensão socioemocional, de modo a promover a formação integral. A pesquisa foi realizada no Colégio dos Jesuítas, pertencente à Rede Jesuíta de Educação. Seus participantes são os estudantes da 1ª série do EM e os orientadores da Unidade III. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa). A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário para os estudantes, utilizando questões com escala Likert, e entrevista estruturada para os orientadores. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultado, observa-se que o Colégio dos Jesuítas vem aprimorando o modelo de acompanhamento dos alunos. Seu diferencial está em inovar para educar e no cuidado e desenvolvimento para além do âmbito acadêmico em busca da formação integral. Entretanto, existem alguns pontos de atenção, que foram identificados e trabalhados na proposta de intervenção. Finalmente, este estudo apresenta como ferramenta de acompanhamento da dimensão socioemocional uma proposta de anamnese com os estudantes, que relaciona os 5 Cs da Pedagogia Inaciana aos cinco domínios da inteligência emocional, a saber: conhecer as próprias emoções/ser consciente, lidar com as emoções/ser comprometido, motivar-se/ser criativo, reconhecer emoções nos outros/ser compassivo, lidar com os relacionamentos/ser competente. Propôs-se também um cronograma de formação e reflexão pedagógica para os orientadores, enfatizando o trabalho em reconhecer o constructo da missão, visão e valores institucionais e meios para garantir a aprendizagem integral à luz do PEC, com o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual-religiosa, ética, estética, cognitiva, corporal e sociopolítica (PEC, 2021).