RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Reflexões do trabalho pedagógico e as implicações na educação de jovens e adultos

Mostrar registro simples

Autor Adão, Lucimar;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1795165713143715;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Reflexões do trabalho pedagógico e as implicações na educação de jovens e adultos;
Resumo Esta dissertação investigou como o trabalho pedagógico realizado entre a gestores e os professores incentiva a promoção de práticas participativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida no Noturno do Colégio Santo Inácio (CSI), localizado no Rio de Janeiro, RJ, que pertence à Rede Jesuíta de Educação. Os participantes desta pesquisa são alunos das diferentes fases da EJA do Ensino Médio, professores que atuam diretamente com estes alunos e a gestora pedagógica do Noturno. A metodologia utilizada no processo foi: pesquisa documental em fontes diversificadas, sem tratamento analítico, que pudessem descrever o histórico e o funcionamento da EJA nos aspectos político e institucional; pesquisa de abordagem qualitativa no campo empírico de atuação da pesquisadora; entrevistas semiestruturadas com quatro alunos, três professoras e uma gestora; e análise de dados divididos em duas categorias. Como referencial teórico, este trabalho destaca como âncoras Paulo Freire, Miguel Arroyo, Heloisa Lück, Liliana Soares Ferreira e Maurice Tardif. Os objetivos levantados foram: descrever o histórico, a formação, o “funcionamento” da EJA abrangendo a política educacional da modalidade e sua existência dentro do CSI; identificar aspectos da promoção de práticas participativas da EJA no colégio; reconhecer o processo de gestão existente entre a coordenação e os professores e sua efetivação no trabalho pedagógico. Além disso, a proposta de desenvolver um trabalho pedagógico entre a coordenação e os professores que promova a participação dos estudantes é o objetivo que se refere à intervenção da pesquisa. Esta investigação identificou a necessidade de fomentar um trabalho pedagógico entre professores e gestores na intenção de promover práticas participativas que incentivem tomadas de decisão dentro e fora da sala de aula, envolvendo tudo aquilo que ocorre dentro da escola. Reforçou o entendimento de que o ensino-aprendizagem na EJA também fundamenta-se na construção, apropriação e reconstrução de conhecimentos e saberes tanto individuais quanto coletivos.;
Abstract This dissertation investigated how the pedagogical work carried out between educational management and teachers encourages the promotion of participatory practices in Youth and Adult Education (EJA). The research was developed at Noturno at Colégio Santo Inácio (CSI), located in Rio de Janeiro, RJ, which belongs to the Jesuit Education Network. The participants in this research are students from the different stages of EJA in High School, teachers who work directly with these students and the pedagogical manager of Noturno. The methodology used in the process was: documentary research in diverse sources, without analytical treatment, that could describe the history and functioning of EJA in the political and institutional aspects; research with a qualitative approach in the researcher's empirical field of action; semi-structured interviews with four students, three teachers and a manager; and data analysis divided into two categories. As a theoretical reference, this work highlights Paulo Freire, Miguel Arroyo, Heloisa Lück, Liliana Soares Ferreira and Maurice Tardif as anchors. The objectives raised were: to describe the history, the formation, the “operation” of the EJA covering the educational policy of the modality and its existence within the CSI; identify aspects of the promotion of participatory EJA practices at school; recognize the existing management process between the coordination and the teachers and its effectiveness in the pedagogical work. In addition, the proposal to develop a pedagogical work between the coordination and the teachers that promotes the participation of the students is the objective that refers to the intervention of the research. This investigation identified the need to encourage pedagogical work between teachers and administrators with the intention of promoting participatory practices that encourage decision-making inside and outside the classroom, involving everything that happens inside the school. It reinforced the understanding that teaching-learning in EJA is also based on the construction, appropriation and reconstruction of knowledge and knowledge, both individual and collective.;
Palavras-chave Educação de Jovens e Adultos; Trabalho pedagógico; Práticas participativas; Youth and Adult Education; Pedagogical work; Participatory practices;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-19;
Agência de fomento Aneas/Colégio Santo Inácio;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12529;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística