Abstract:
Esta dissertação investigou como o trabalho pedagógico realizado entre a gestores e os professores incentiva a promoção de práticas participativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida no Noturno do Colégio Santo Inácio (CSI), localizado no Rio de Janeiro, RJ, que pertence à Rede Jesuíta de Educação. Os participantes desta pesquisa são alunos das diferentes fases da EJA do Ensino Médio, professores que atuam diretamente com estes alunos e a gestora pedagógica do Noturno. A metodologia utilizada no processo foi: pesquisa documental em fontes diversificadas, sem tratamento analítico, que pudessem descrever o histórico e o funcionamento da EJA nos aspectos político e institucional; pesquisa de abordagem qualitativa no campo empírico de atuação da pesquisadora; entrevistas semiestruturadas com quatro alunos, três professoras e uma gestora; e análise de dados divididos em duas categorias. Como referencial teórico, este trabalho destaca como âncoras Paulo Freire, Miguel Arroyo, Heloisa Lück, Liliana Soares Ferreira e Maurice Tardif. Os objetivos levantados foram: descrever o histórico, a formação, o “funcionamento” da EJA abrangendo a política educacional da modalidade e sua existência dentro do CSI; identificar aspectos da promoção de práticas participativas da EJA no colégio; reconhecer o processo de gestão existente entre a coordenação e os professores e sua efetivação no trabalho pedagógico. Além disso, a proposta de desenvolver um trabalho pedagógico entre a coordenação e os professores que promova a participação dos estudantes é o objetivo que se refere à intervenção da pesquisa. Esta investigação identificou a necessidade de fomentar um trabalho pedagógico entre professores e gestores na intenção de promover práticas participativas que incentivem tomadas de decisão dentro e fora da sala de aula, envolvendo tudo aquilo que ocorre dentro da escola. Reforçou o entendimento de que o ensino-aprendizagem na EJA também fundamenta-se na construção, apropriação e reconstrução de conhecimentos e saberes tanto individuais quanto coletivos.