Abstract:
A cultura de doação busca trabalhar na causa raiz para extinguir problemas estruturantes da nossa sociedade com o objetivo de gerar o desenvolvimento social. Ela pode ser vista como um meio para o fomento de uma cultura do cuidado, mais humana ou como um fim que não atua somente para reduzir desigualdades, mas sim na mudança de mentalidade. O objetivo geral deste trabalho foi propor um cenário futuro que contribua para o fomento da cultura de doação no Brasil. Para o desenvolvimento desta pesquisa social, aplicou-se um método qualitativo, de natureza exploratória orientada pela metodológica do design estratégico constituído por uma pesquisa bibliográfica que visou compreender como a construção de cenários pode ser interpretada pelo olhar do design estratégico, por uma pesquisa bibliográfica e documental identificar como uma sociedade expressa a capacidade de cuidar de si mesma diante do fenômeno da desigualdade social, por um workshop online com diferentes atores que contribuíram para o desenvolvimento da proposição de um cenário futuro para fomentar a cultura de doação no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de criarmos novos hábitos para que através de uma mudança de comportamento as pessoas exerçam a cidadania por meio da participação colaborativa. Dessa forma, acredita-se que será possível criar e
fortalecer elementos culturais para enraizar a doação na nossa cultura, ou seja, tornar
a doação natural no nosso dia-a-dia tanto no mundo corporativo como na sociedade.
Para tanto é necessário atuar em diferentes frentes: educação e informação, sensibilização e tecnologia. Como suporte para acolher todas essas frentes, apontouse um cenário almejando-se trabalhar do global para o local e de forma pequena, aberta e conectada. Assim, será possível visualizar as mudanças acontecendo ao redor das pessoas, nos seus bairros tornando-se possível proporcionar uma solução onde a própria comunidade seja capaz de lidar com seus problemas.