Abstract:
Esta tese de doutorado examina a relação entre as percepções de risco e de valor na
intenção dos usuários em fornecer atividades para plataformas de economia compartilhada por meio do efeito moderador de sistemas de avaliação, estratégias de precificação e do foco regulatório. Diferente da maioria das publicações sobre consumo compartilhado, que concentram seus estudos no comportamento consumidor (Pang et al., 2020), esta pesquisa se propõe a investigar os motivos que estimulam as pessoas a querer compartilhar seus bens ou a realizar atividades através destas plataformas de compartilhamento. O equilíbrio entre a demanda e a oferta destes serviços é fundamental para o sucesso sustentável deste mercado a longo prazo (Acquier et al., 2017), por isso proporcionar o conhecimento teórico e gerencial sobre estes usuários, até então pouco explorado (Täuscher & Laudien, 2018), se faz altamente necessário. Dois estudos experimentais foram conduzidos para investigar essas relações por meio de 5 hipóteses, das quais 3 foram suportadas por seus resultados. Conforme o esperado, o Estudo 1 mostra que a percepção de risco apresenta correlação negativa com a intenção de fornecer, enquanto a percepção de valor atua como uma variável mediadora nesta relação, com efeitos positivos na intenção de fornecer. Não foi encontrada significância estatística para o modelo através dos mecanismos institucionais (sistemas de avaliação e estratégias de precificação). Através do Estudo 2, foi possível além de revalidar os achados referentes a percepção de risco e de valor, adicionar a teoria do foco regulatório como fator explicativo ao modelo. O foco regulatório apresentou relevância como variável moderadora nesta relação, onde mais especificamente indivíduos sob foco preventivo demonstram menor intenção de fornecer para plataformas de compartilhamento.
Os resultados desta pesquisa têm implicações importantes para entender a intenção de
fornecer em plataformas de economia de compartilhamento, bem como para gestores,
formuladores de políticas reguladoras e designers de plataformas que visam promover o
comportamento de compartilhamento. No geral, esta tese faz uma contribuição para a literatura sobre economia compartilhada, avançando na compreensão do papel dos provedores para o sucesso das plataformas e a viabilidade deste modelo de negócios.