RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A percepção das lideranças sobre as soft skills na indústria farmacêutica: a relação entre as habilidades sociais e o trabalho de equipes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Niheues, Fabio Quadros;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Freitas Junior, José Carlos da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A percepção das lideranças sobre as soft skills na indústria farmacêutica: a relação entre as habilidades sociais e o trabalho de equipes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo discutir um tema cada vez mais prevalente e atual, inserido em nossas vidas tanto em âmbito pessoal quanto principalmente profissional. São as Soft Skills (habilidades sociais) e sua utilização, particularmente por líderes de vendas da indústria farmacêutica no Rio Grande do Sul. Em meio a um cotidiano generoso em possibilidades, virtualmente rico em oportunidades, caracterizado pela grande onda das tecnologias, ter profissionais que consigam rápida adaptação e correto tratamento de situações ligadas a este contexto de transformação e pessoas, é fundamental para o sucesso das organizações. Este ambiente na indústria farmacêutica, ganha uma dinâmica ainda mais desafiadora em função do componente base neste negócio chamado inovação, ao qual coloca as empresas em um universo de competitividade que dificilmente se vê em outros setores, precisando de constante autoavaliação, principalmente em processos dirigidos a pessoas. É neste cenário, onde as tecnologias encurtam distancias e aceleram processos, marcado por muita inovação e competitividade, que vemos a possibilidade e a necessidade cada vez maior de termos lideranças voltadas para a administração de pessoas baseada em habilidades comportamentais. Por esta razão, esta pesquisa tem por objetivo entender como as Soft Skills atuam nos modelos de negócio da indústria farmacêutica e sua relação com os líderes deste segmento. No intuito de endereçar a questão-problema, foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória e descritiva, por meio do método de estudo de pesquisa de campo com pesquisa bibliográfica e documental, na indústria farmacêutica, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Durante e após a coleta de dados, efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas, foi feita a análise dos dados, que se ocupou em responder aos objetivos específicos, identificando a compreensão do tema liderança e os desafios na gestão das equipes de vendas, as percepções das lideranças sobre as Soft Skills e o entendimento da visão destes líderes em relação as soft skill essenciais e a possível contribuição no trabalho junto as suas equipes de vendas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study aims to discuss an increasingly prevalent and current theme, inserted in our lives both personally and mainly professionally. It is the Soft Skills and their use, particularly by pharmaceutical industry sales leaders in Rio Grande do Sul. In a generous everyday life in possibilities, virtually rich in opportunities, characterized by the great wave of technologies, having professionals who achieve rapid adaptation and correct treatment of situations related to this context of transformation and people, is fundamental for the success of organizations. This environment in the pharmaceutical industry gains an even more challenging dynamic due to the base component in this business called innovation, which puts companies in a universe of competitiveness that is hardly seen in other sectors, needing constant selfassessment, especially in processes aimed at people. It is in this scenario, where technologies shorten distances and accelerate processes, marked by a lot of innovation and competitiveness, that we see the possibility and increasing need to have leadership focused on people management based on behavioral skills. For this reason, this research aims to understand how Soft Skills act in the business models of the pharmaceutical industry and its relationship with the leaders of this segment. In order to address the problem issue, qualitative research of exploratory and descriptive approach was carried out, through the method of field research study with bibliographic and documentary research, in the pharmaceutical industry, in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. During and after data collection, carried out through semistructured interviews, the data were analysed, which was carried out in responding to the specific objectives, identifying the understanding of the leadership theme and the challenges in the management of sales teams, the perceptions of leaders about Soft Skills and understanding the vision of these leaders in relation to the essential soft skills and the possible contribution to work with their sales teams.;
metadataTrad.dc.subject Soft skills; Liderança; Indústria farmacêutica; Líder; Leadership; Pharmaceutical industry; Leader;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-10-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Eli Lily do Brasil LTDA;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12185;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas