metadataTrad.dc.contributor.author |
Dias, Sueli Antonia Bertoti; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Gedrat, Clóvis Vitor; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3714679931068945; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Filosofia como forma de conhecimentos para além da escola: os desafios de ser professor de filosofia no contexto atual; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A filosofia como forma de conhecimento para além da escola e os desafios de ser professor de filosofia no contexto atual foram temas escolhido para esta monografia, pois são assuntos poucos discutidos e de relevante importância, tanto para os atuais quanto para os futuros professores, ou para qualquer ser que se proponha a refletir sobre a vida. Foi especialmente pensando sobre isso que a presente pesquisa se desenvolveu. Durante muito tempo ouve-se dizer entre alunos da educação básica e público geral que a filosofia é perda de tempo e que estudar filosofia não nos leva a lugar algum. Pois bem, tendo este tema em mente, a presente tese é uma tentativa de provar que esta não é a verdade sobre a filosofia. Para isso foram feitos entrevistas com pessoas que não estudam filosofia, um questionário com estudantes de filosofia, além de revisão bibliográfica. A presente tese procura entender qual a importância do PIBID para o ensino deste tema nas escolas e como o filósofo John Dewey se relaciona com esses temas. Para tanto, o estudo é guiado através dos escritos do filósofo John Dewey, nos quais demonstra grande conhecimento na área da filosofia, da educação, psicologia, sociologia e da política.; |
metadataTrad.dc.subject |
Filosofia; Educação; PIBID; Escola; Professores; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-07-04; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12116; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Filosofia; |