RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Filosofia como forma de conhecimentos para além da escola: os desafios de ser professor de filosofia no contexto atual

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Dias, Sueli Antonia Bertoti;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gedrat, Clóvis Vitor;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3714679931068945;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Filosofia como forma de conhecimentos para além da escola: os desafios de ser professor de filosofia no contexto atual;
metadataTrad.dc.description.resumo A filosofia como forma de conhecimento para além da escola e os desafios de ser professor de filosofia no contexto atual foram temas escolhido para esta monografia, pois são assuntos poucos discutidos e de relevante importância, tanto para os atuais quanto para os futuros professores, ou para qualquer ser que se proponha a refletir sobre a vida. Foi especialmente pensando sobre isso que a presente pesquisa se desenvolveu. Durante muito tempo ouve-se dizer entre alunos da educação básica e público geral que a filosofia é perda de tempo e que estudar filosofia não nos leva a lugar algum. Pois bem, tendo este tema em mente, a presente tese é uma tentativa de provar que esta não é a verdade sobre a filosofia. Para isso foram feitos entrevistas com pessoas que não estudam filosofia, um questionário com estudantes de filosofia, além de revisão bibliográfica. A presente tese procura entender qual a importância do PIBID para o ensino deste tema nas escolas e como o filósofo John Dewey se relaciona com esses temas. Para tanto, o estudo é guiado através dos escritos do filósofo John Dewey, nos quais demonstra grande conhecimento na área da filosofia, da educação, psicologia, sociologia e da política.;
metadataTrad.dc.subject Filosofia; Educação; PIBID; Escola; Professores;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018-07-04;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12116;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Filosofia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics