Abstract:
A partir das crises energéticas vividas no Brasil, foram implementadas
iniciativas de redução, conservação e eficiência do uso da energia elétrica nas
edificações públicas. A publicação da Instrução Normativa nº 02/2014 pelo Ministério
do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG tornou obrigatória a obtenção da
classificação “A” (máxima) da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE
para os projetos e para suas respectivas obras, na esfera da Administração Pública
Federal. Como procedimento para a obtenção desta etiqueta, os projetos ou
edifícios já construídos são submetidos a análise e classificação de sua eficiência
energética utilizando-se os métodos previstos na Instrução Normativa Inmetro para a
Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e
Públicas - INI-C. Esta pesquisa objetivou analisar o potencial de ampliação da
eficiência energética da envoltória de um modelo de edifício público educacional por
meio da proposição de estratégias para a melhoria do seu desempenho. Para o
estudo de caso foi elaborado um modelo arquitetônico com as características e
propriedades físicas dos elementos construtivos comumente adotados pela
Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG. Utilizando-se o método simplificado
previsto na normativa a envoltória do metamodelo foi classificada com o nível A de
eficiência. Embora sua classificação tenha obtido o nível mais elevado foram
propostas estratégias de melhoria com vistas a redução da carga térmica total de
refrigeração para potencializar sua eficiência. As estratégias abordaram
intervenções no envidraçamento das aberturas, na cobertura, nas paredes externas
e no ângulo de sombreamento vertical. Por meio da adoção de um conjunto de
estratégias pode-se alcançar reduções de até 18,36% em relação às cargas
térmicas de resfriamento apuradas para o metamodelo.