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Análise dos principais impactos nos indicadores econômico-financeiros de empresas do setor de vestuário e principais estratégias adotadas após a pandemia da covid-19

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metadataTrad.dc.contributor.author Strelow, Martina Hartwig;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Noble, Rafael Guidotti;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3406241161651545;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Análise dos principais impactos nos indicadores econômico-financeiros de empresas do setor de vestuário e principais estratégias adotadas após a pandemia da covid-19;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho aborda a análise das variações dos indicadores econômico-financeiros em empresas do setor de varejo de vestuário e os impactos decorrentes da pandemia do Covid-19, assim como busca avaliar as principais estratégias adotadas pelas empresas a fim de obter resultados satisfatórios mesmo em meio à crise implantada pelo Coronavírus na economia. A metodologia utilizada no trabalho refere-se a uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos refere-se a uma pesquisa bibliográfica. Para atingir os objetivos do trabalho, foi realizado o levantamento e coleta de informações das demonstrações contábeis, referente aos anos de 2019 e 2020 das empresas Lojas Renner S.A e Lojas C&A, publicadas no site da B3 e em seguida desenvolveu-se os cálculos dos indicadores com base nos demonstrativos contábeis das companhias analisadas, bem como o relatório da Administração, a fim de identificar a performance das empresas nos últimos dois anos a partir dos indicadores econômico-financeiros, além de analisar as principais estratégias adotadas pela companhia a partir das informações contidas no Relatório da Administração. A partir da análise dos dados e cálculos efetuados, foi possível concluir que de forma geral, os indicadores de ambas as empresas apresentaram variações negativas em relação a 2019, sofrendo impactos da pandemia mesmo com medidas adotadas pela companhia, como o fortalecimento das vendas em canais on-line e reforço de caixa, dentre outros. Observou-se que apenas os indicadores de liquidez e a margem de lucro sobre as vendas das Lojas Renner apresentaram variação positiva em relação a 2019. Adicionalmente, identificou-se que a Lojas C&A apresentou prejuízo em 2020. Por fim, foi sugerido para trabalhos futuros, a avaliação das medidas adotadas pelas companhias no período pós pandemia para evitar que crises como essa, impactem os resultados das empresas e ainda a avaliação das medidas adotadas pelas empresas nos anos posteriores a pandemia a fim de conseguir a recuperação dos impactos decorrentes dela.;
metadataTrad.dc.subject Indicadores; Covid-19; Vestuário; Contabilidade;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-12-10;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11992;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Ciências Contábeis;


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