RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Como a avaliação contribui para as aprendizagens de crianças narradas com desenvolvimento atípico na Educação Infantil?

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Lucas, Suane Siqueira;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Provin, Priscila;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6256827798569644;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Como a avaliação contribui para as aprendizagens de crianças narradas com desenvolvimento atípico na Educação Infantil?;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso investiga como a avaliação das escolas de educação infantil do município de Esteio contribui para as aprendizagens das crianças narradas com desenvolvimento atípico. Na fundamentação teórica, apresenta-se vários autores que discorrem sobre crianças, infâncias, escolas de educação infantil, avaliação, documentação pedagógica e inclusão. Alguns dos teóricos utilizados são Redin, Gomes e Fochi (2013), Edwards, Gandini e Forman (2016), Lopes (2008), Lepre (2008), Hoffmann (2012), Oliveira-Formosinho (2019) e Stainback e Stainback (1999). O material que compõe o corpus de análise desta pesquisa são os portfólios de crianças narradas com desenvolvimento atípico na faixa etária entre 0 e 3 anos de idade. Para análise dos dados, foram construídas três categorias que levam em conta o formato da avaliação, o que as avaliações falam sobre a criança e o que é dito sobre as dificuldades dessas crianças. Os achados desta pesquisa constatam que os registros das avaliações das crianças narradas com desenvolvimento atípico, quando feitos de forma adequada, contribuem significativamente para as aprendizagens dessas crianças. Para realizar registro adequado, é necessário que o professor observe e documente os momentos vivenciados na escola por meio de fotos, vídeos, anotações e/ou outros. Observa-se, também, que em muitas avaliações registradas nos portfólios pelos professores questões sobre comportamento considerado inadequado das crianças acabam se sobrepondo às questões pedagógicas.;
metadataTrad.dc.subject Educação Infantil; Avaliação; Desenvolvimento atípico; Inclusão;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-12-19;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11966;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia Parfor;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas