Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Bortolini, Rosângela da Silva Nascente;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3841290838689441;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Jacobus, Artur Eugênio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Gestão estratégica de indicadores no Colégio ACM;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de propor um painel de indicadores direcionado para o monitoramento da gestão do Colégio ACM, de Porto Alegre, como forma de viabilizar o cumprimento de sua missão. A gestão da escola precisava de um recurso por meio do qual pudesse ter acesso às informações necessárias para fazer a gestão do presente e do futuro da organização. Dessa forma, a pesquisa teve como problema identificar quais os indicadores mais importantes que a gestão do Colégio ACM necessita monitorar sistematicamente, a fim de cumprir a missão da instituição, gerar maior qualidade nos processos do colégio e garantir sua sustentabilidade econômicofinanceira. A metodologia da pesquisa adota o paradigma qualitativo, pois trata-se de uma investigação que tem natureza interpretativa. Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores da instituição ACM-RS e do Colégio ACM. A análise dos dados foi conduzida de forma a buscar subsídios para propor os indicadores mais relevantes que devem ser acompanhados pela gestão da escola de forma sistemática. No decorrer da pesquisa, observou-se que parte dos entrevistados não tinha conhecimento do que é um indicador, o que sinaliza a necessidade de se promover uma formação sobre a gestão por indicadores. Buscou-se organizar um conjunto de 16 indicadores conforme as seis dimensões do mapa estratégico da instituição ACM-RS, nas perspectivas de sociedade, econômico-financeira, de cliente e mercado, de processos e de capacitação e desenvolvimento.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this study is to propose a dashboard of indicators aimed at monitoring the management of Colégio ACM, in Porto Alegre, as a way of enabling the fulfillment of its mission. School managers needed a resource through which they could access the information required to manage the organization's present and future. Thus, the research had the issue of identifying the most important indicators that the management of Colégio ACM needs to monitor systematically, in order to fulfill the institution's mission, generate more outstanding quality in school processes, and guarantee its economic and financial sustainability. The research methodology adopts the qualitative paradigm, as it is an investigation that has an interpretive nature. This is a case study whose data collection was carried out through documentary research and semi-structured interviews with managers of the ACM-RS institution and the Colégio ACM. Data analysis was conducted to seek subsidies to propose the most relevant indicators that the school management must monitor in a systematic way. During the research, it was observed that part of the interviewees was not aware of what an indicator is, which signals the need to promote training on management by indicators. We sought to organize a set of 16 indicators according to the six dimensions of the strategic map of the ACM-RS institution, from the perspectives of society, economic-financial, customer and market, processes, and training and development.;
metadataTrad.dc.subject Gestão Educacional; Indicadores educacionais; Gestão estratégica; Gestão de indicadores; Educação Básica; Educational management; Educational indicators; Strategic management; Indicator management; Basic education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-08-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11915;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas