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Framework gerencial de transição em operações Hospitalares

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Autor Souza, Davenilcio Luiz de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6944171802683542;
Orientador Korzenowski, André Luis;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2812376898382124;
Co-orientador Lopes, Cátia Milena;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9944455317804700;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Framework gerencial de transição em operações Hospitalares;
Resumo Proposição/objetivos: A crescente complexidade nos sistemas de produção e de serviços determinou a quarta revolução industrial. Uma nova dinâmica das relações humanas se apresenta nos sistemas Ciber Físicos pela digitalização. A fusão de tecnologias digitais e a interação nos domínios físico, digital e o biológico, alicerçados nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 / Health 4.0, como exemplo, a genômica, dispositivos vestíveis e sensores para monitoramento da saúde, que impulsionam o sucesso na medicina. A sustentabilidade dos negócios do cuidado suscita a inovação na gestão das operações de saúde. Neste cenário, o objetivo da pesquisa é propor um Framework gerencial de transição em operações Hospitalares, esta transição significa migrar de um modelo convencional para um modelo dinâmico de evolução contínua, onde vigora a gestão lucrativa e sustentável da operação hospitalar. Design/metodologia/abordagem: Uma revisão sistemática da literatura sobre Gestão de Operações Hospitalares promoveu a conscientização do problema. Foram classificadas três abordagens nos modelos de gestão hospitalar: i) baseada em Valor, ii) baseada em Processos e iii) base Mista, um misto das duas abordagens anteriores. Para consecução do objetivo da pesquisa é proposto um artefato baseado no Design Science Research (DSR), visando desenvolver o Framework, onde elenca o processo e os meios que proporcionam a transição da Gestão de Operações Hospitalares por meio dos Drivers: “Melhoria Contínua” apoiada no Lean Six Sigma e na “Diferenciação”, apoiada pela inovação tecnológica. Os Drivers são conduzidos pelo ativo do conhecimento de equipes multidisciplinares, guiadas por boas práticas de RH e de Governança. O Framework é formado por três dimensões, “Pessoas, Tecnologias e Processos”, tendo como norteadoras as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 / Health 4.0 e o desenvolvimento do processo de melhoria contínua pelo Value Stream Mapping (VSM), aliado ao Time-Driven Activity- Based Costing (TDABC) para implementar o mapeamento do custeio das condições clínicas atendidas na Unidade Hospitalar. Resultados: Modelo de um Projeto de Melhoria Contínua, estabelecido no Framework proposto com base nas prioridades da unidade Hospitalar. Projeto conduzido por equipes multidisciplinares treinadas nos princípios do Lean Six Sigma e nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 / Health 4.0 associadas. O projeto de Melhoria Contínua visa assegurar a Inovação na Gestão pela possível sucessão e aprimoramento de projetos conduzidos pelos Gestores de Operação na unidade Hospitalar. O projeto segue passos de mapeamentos VSM/TDABC das Condições Clínicas atendidas na unidade hospitalar. Tem o objetivo de estabelecer um padrão de custeio confiável aos gestores. Por fim, avaliados por Especialistas em Gestão de Operações Hospitalares, ocorreu a validação do Framework e do Modelo do Projeto de Melhoria Contínua apresentado. Originalidade/contribuição: Dentre as publicações pesquisadas não há referência à transição em gestão de operações hospitalares. O tema apresenta relevância na indústria da saúde. As pesquisas acadêmicas neste ramo suscitam a necessidade de Inovação nos modelos de gestão. Complementando, um modelo de Gestão Hospitalar Inovador pela dinâmica da ciência da melhoria é vital para impulsionar vantagens competitivas, criar e manter valor a todos envolvidos no processo de cuidado.;
Abstract Purpose: The growing complexity in production and service systems determined the fourth industrial revolution. A new dynamic of human relations is presented in Cyber-Physical systems through digitalization. The fusion of digital technologies and the interaction in the physical, digital and biological domains based on the enabling technologies of Industry 4.0 / Health 4.0, such as genomics, wearable devices, and sensors for health monitoring that drive success in medicine. The sustainability of the care business encourages innovation in managing health operations. In this scenario, the research aims to propose a transition managerial Framework in Hospital operations. This transition means migrating from a conventional model to a dynamic model of continuous evolution where the profitable and sustainable management of the hospital operation prevails. Design/methodology/approach: A systematic literature review on Hospital Operations Management promoted awareness of the problem. Three approaches in hospital management models were classified: i) Value-based, ii) Process-based, and iii) Mixed base, a mix of the previous approaches. The research objective achievement, an artifact based on Design Science Research (DSR), is proposed. It aims to develop the Framework where it lists the process and means that provide the transition of Hospital Operations Management through the Drivers: “Continuous Improvement” supported by the Lean Six Sigma and the “Differentiation” supported by technological innovation. The Drivers are driven by the knowledge assets of multidisciplinary teams, guided by good HR and Governance practices. The Framework is formed by three dimensions “People, Technologies and Processes”, with the enabling technologies of Industry 4.0 / Health 4.0 and the development of the continuous improvement process by the Value Stream Mapping (VSM), allied to the Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) to implement the mapping of the costing of the clinical conditions attended in the Hospital Unit. Findings: Model of a Continuous Improvement Project, established in the proposed Framework based on the priorities of the Hospital unit. A Project conducted by multidisciplinary teams trained in the principles of Lean Six Sigma and the associated Industry 4.0 / Health 4.0 enabling technologies. The Continuous Improvement project aims to ensure Innovation in Management by the possible succession and improvement of projects conducted by the Operation Managers in the Hospital unit. The project follows the steps of VSM/TDABC mappings of the Clinical Conditions seen in the hospital unit. It aims to establish a reliable costing standard for the manager’s decision. Finally, evaluated by Experts in Hospital Operations Management, the validation of the submitted Continuous Improvement Project Model and Framework took place. Originality/value: Among the researched publications, there is no reference to transition in hospital operations management. The theme presents relevance in the healthcare industry; the academic research in this field raises the need for Innovation in management models. Complementing an Innovative Hospital Management model by the dynamics of the science of improvement is vital to boost competitive advantages, create and maintain value for everyone involved in the care process.;
Palavras-chave Ciência da melhoria; Diferenciação pela inovação; Framework; Lean Seis Sigma; Modelo de transição em gestão hospitalar; Tecnologias habilitadoras da Indústria/ Saúde 4.0; Valor; Differentiation through Innovation; Enabling technologies for industry/health 4.0.; Hospital management transition model; Improvement science; Lean Six Sigma; Value;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-09-19;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11904;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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