Resumen:
A partir dos anos 1990, observou-se no campo de estudos sobre internacionalização de empresas um novo fenômeno relacionado à internacionalização rápida e em empresas de menor porte que vieram a ser nomeadas como born globals. Seguindo a evolução desses estudos, o propósito deste trabalho é o de contribuir para o entendimento do processo de internacionalização acelerada de startups, estabelecido com o uso de plataformas digitais. O objetivo geral do estudo é analisar como as plataformas digitais influem no processo de internacionalização de startups no contexto brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de casos múltiplos, com três startups brasileiras, de diferentes setores econômicos, buscando-se entender as características dessas empresas e dos seus produtos, perfil e competência dos empreendedores, fatores internos e externos e efeito de plataformas digitais em seu processo de internacionalização. Os resultados apontam que, mesmo com foco inicialmente no mercado nacional, as empresas estão sendo conduzidas a internacionalização, sem evidências claras dos motivadores como o perfil dos empreendedores, fatores internos e externos trazidos pela literatura sobre born globals. Como contribuição, o presente estudo apresenta oportunidades a serem exploradas pelas empresas através das plataformas digitais e destaca um novo fenômeno a ser estudado em trabalhos futuros.