Resumen:
Esta dissertação apresenta um estudo sobre inovação pedagógica na Educação Básica, os pressupostos que contribuem para sua concretização, as compreensões e possibilidades a partir dos diferentes protagonistas, atores do processo educativo. Esta pesquisa lança o olhar para o contexto educacional e toda potência da diversidade e pluralidade de um cotidiano dinâmico dos atores pedagógicos: alunos, docentes e gestores. No campo teórico, inspira-se fortemente nos indicadores de inovação pedagógica de Maria Isabel Cunha e em outros importantes aportes teóricos, como Jaume Carbonell, Mônica Thurler, Francisco Imbernón e demais estudiosos. À luz do referencial teórico, o percurso metodológico buscou compreender o processo de ensino e aprendizagem e desvendar a inovação pedagógica a partir da análise de documentos legislatórios e institucionais eleitos e da interpretação, através da análise textual discursiva, das narrativas de alguns dos protagonistas da comunidade educativa estudada, a partir da aplicação dos questionários eletrônicos. No caso do Colégio Antônio Vieira, campo empírico desta investigação, foram eleitos alunos e professores do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental e gestores de diferentes séries. Os dados foram organizados em cinco categorias de análise: compreensões da inovação pedagógica; compreensões dos diferentes protagonismos na inovação pedagógica; tensões nas/para as práticas inovadoras; experiências inovadoras potentes e aprendizagens geradas; ampliação do olhar investigativo – articulação dos dados qualitativos e quantitativos. O uso do software NVIVO aprofundou a leitura analítica dos dados qualitativos e gerou novos códigos, aqui denominados de elementos indicadores das práticas inovadoras. As análises permitiram concluir que há, na escola investigada, uma cultura de inovação educativa, com investimentos robustos no processo formativo dos educadores, nas ações curriculares e nos ambientes de aprendizagem à luz dos princípios norteadores da educação jesuíta e do diálogo com a contemporaneidade; que os atores pedagógicos (alunos, professores e gestores) atuam como protagonistas das práticas pedagógicas inovadoras e que é importante alargar a compreensão dos pressupostos que ancoram os movimentos de inovação com vistas à concretização de um processo sistêmico, potencializando as mudanças paradigmáticas e superando, assim, a perspectiva de ações inovadoras pontuais. Essas reflexões redundaram no plano de intervenção aqui denominado de Mapa da Inovação, que intenciona apoiar a escola na qualificação do projeto político-pedagógico, com vistas a avançar nas estratégias formativas reflexivas e na ampliação das práticas inovadoras.