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Sistema de qualidade na gestão escolar: impactos da implementação em dois colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil

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Autor Oliveira, Juliano Tadeu dos Anjos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1824049822991355;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Sistema de qualidade na gestão escolar: impactos da implementação em dois colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil;
Resumo Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto da implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) em dois colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) no que tange à concepção de qualidade escolar dos gestores e às ações de melhoria adotadas para alcance dos objetivos de formação integral da Educação Jesuíta. A pesquisa foi realizada nos colégios Loyola, sediado em Belo Horizonte, e Medianeira, sediado em Curitiba, ambos pertencentes à RJE. A metodologia adotada foi qualitativa, com realização de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com diretores acadêmicos, coordenador de Formação Cristã/pastoral e os coordenadores de unidade/segmento de cada um dos colégios, valendo-se de análise de conteúdo para a análise dos dados. Dentre as principais descobertas, destacam-se a concepção de qualidade escolar dos gestores, nas quais se percebe o caráter dinâmico e polissêmico do conceito de qualidade, como teorizado por pesquisadores utilizados no referencial teórico; o modo descontínuo de implementação do sistema de qualidade nos colégios, em virtude dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, mas, também, pela rotatividade nos cargos de direção; as ações em curso nos colégios, voltadas para a qualificação das propostas educativas, via SQGE, com destaque para o desafio de melhor definição das aprendizagens esperadas; e, por fim, os aspectos que precisam ser mais bem pensados e executados, tanto na implementação de projetos dessa natureza, quanto na execução da proposta educativa para melhor cumprimento dos fins educacionais propostos pela instituição. Ao final, são apresentadas recomendações relativas a essas possibilidades de qualificação, direcionadas às principais instâncias de gestão da instituição.;
Abstract This work aims to analyse the impact of the implementation of the Quality System in School Management (SQGE) in two schools of the Jesuit Basic Education Network (RJE) in terms of the managers conception of school quality and the improvement actions adopted to reach the objectives of integral formation of Jesuit Education. The research was carried out at the schools Loyola, located in Belo Horizonte, and Medianeira, located in Curitiba, both belonging to the RJE. The methodology adopted was qualitative, using documental analysis and semi-structured interviews with academic directors, the coordinator of Christian/pastoral Formation and the unit/segment coordinators of each school; the data were analysed by content analysis. Among the main findings stand out the managers’ conception of school quality, in which the dynamic and polysemous nature of the concept of quality is perceived as theorized by researchers used in the theoretical framework; the discontinuous way of implementing the quality system in schools, due to the impacts caused by the Covid-19 pandemic, but also to the turnover in management positions; the ongoing actions in the schools aimed at the qualification of educational proposals by SQGE, with emphasis on the challenge of better definition of the expected learning; and finally the aspects that need to be better thought out and executed, both in the implementation of projects of this nature as in the execution of the educational proposal for better fulfilment of the institutional educational purposes. At the end, this work presents recommendations regarding these qualification possibilities, aimed at the institution management main bodies.;
Palavras-chave Gestão escolar; Qualidade escolar; Sistema de qualidade; Educação básica; School management; School quality; Quality system; Basic education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-06-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11864;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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