Resumen:
A presente dissertação pretendeu identificar, na formação contínua oferecida nos espaços internos do Colégio Antônio Vieira (CAV), quais os aspectos que mobilizam os sentidos reflexivos dos docentes do Fundamental I, a partir da implantação do Projeto Educativo Comum (PEC), em 2016. A metodologia qualitativa utilizada valeu-se do questionário com uso da escala Likert, aplicado aos professores do Ensino Fundamental I, das entrevistas estruturadas realizadas aos gestores organizadores dos eventos formativos, bem como alguns documentos do Colégio Antônio Vieira e da Rede Jesuíta de Educação, a exemplo do Projeto Político Pedagógico, da Memória de nossa itinerância formativa, do Projeto Educativo Comum, do Documento da Pedagogia Inaciana e das Características de Educação da Companhia de Jesus. Autores que dialogam com a perspectiva crítico-reflexiva, também contribuíram. Discutiram-se os sentidos da educação e o conceito da própria aprendizagem, destacando o perfil do educador reflexivo sobre a condição humana, no movimento de alteração e alteridade, o álter/ego. O dis-docente ou formante ganhou centralidade expressando “sua voz” quando da sua relação com a própria formação. A corresponsabilização do coordenador pedagógico na continuidade formativa, em aproximação da teoria com a prática, também foi relevante. A Pedagogia Inaciana fez-se presente quando em diálogo com a ação reflexiva docente ao integrar seus valores e seus pilares no processo ensino-aprendizagem, comprometendo o sujeito de forma integral a partir do corpo, da mente e do coração, numa constante reflexão-ação sobre a experiência. Como resultado, apareceram aspectos sobre valorização da voz da docência como elemento diferencial para alteração do professor, motivando-o a pesquisar e intervir de modo distinto sobre seu fazer; a subjetividade humana como conteúdo potente para a aprendizagem colaborativa reconhecendo que as experiências promovem engajamento; a continuidade formativa que dá fluidez e constância no movimento álter/ego diante do diálogo teoria e prática; a corresponsabilização do coordenador pedagógico na formação, possibilitando intervenções neste fazer cotidiano em interlocução com a teoria e; os sentidos e significados da formação para o docente. A implicação do professor enquanto desejo de alteração foi um ponto de percepção, contudo, apesar de os respondentes reconhecerem a existência deste álter/ego, não pareceram sensíveis a exemplos que ilustrassem essa ação. Esses aspectos foram compilados em duas categorias nomeadas: a valorização da voz docente e os sentidos colaborativo e reflexivo na formação: a relação álter/ego e, intencionalidade formativa e o “espírito” de inquietação docente. Significativo registrar o compromisso do Colégio com a formação docente que a compreende como caminho imprescindível para a qualificação educacional e para a inovação, ao favorecer o deslocamento docente, ou seja, o sentido álter/ego. Ao concluir a ação investigativa, observou-se a necessidade de ampliar a perspectiva formativa no intuito de contar mais profundamente com a voz docente, direção esta, que possibilitou propor como intervenção a organização de um grupo de estudos e pesquisas visando a intensificação da continuidade formativa dentro dos espaços internos do CAV, quando da mobilização do movimento de alteração e alteridade a partir da voz docente.