Resumen:
Esta tese analisa como os supermercados e distribuidores podem reduzir o
desperdício de alimentos, especificamente hortifrúti, implementando ações de
marketing aliadas a aplicação de tecnologias digitais, como Big Data, Machine
Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Atualmente, pouco se sabe sobre
o papel potencial das tecnologias digitais na promoção da sustentabilidade das redes
de supermercados nas economias emergentes. Assim, foi realizada uma pesquisa
qualitativa em seis redes de supermercados que operam no Brasil e seis distribuidores
que compram e revendem produtos de hortifrúti. Os resultados mostram que as ações
para a redução do desperdício de alimentos começam com uma compreensão da
deterioração dos hortifrútis. Por meio desse entendimento, uma série de ações podem
ser realizadas para reduzir os efeitos negativos dessa deterioração. Isso inclui (entre
outros) o gerenciamento de preços, vendas, operações e compras, todos os quais
podem ser sustentados por tecnologias como sensores e realidade aumentada para
gerenciar preços dinâmicos, armazenamento e exibição de itens. As descobertas
contribuem para demonstrar como as tecnologias digitais podem ajudar os
departamentos de marketing dos supermercados a impulsionar a sustentabilidade
corporativa e, ao mesmo tempo, beneficiar os consumidores e o bem-estar da
sociedade.