Abstract:
A Política de Mobilidade Urbana Sustentável brasileira é baseada no incentivo à caminhada, ao deslocamento a pé na cidade, porém apenas em espaços públicos abertos, a exemplo de calçadas. O tema da presente pesquisa é estudar critérios para a avaliação da caminhabilidade externa e interna em mercados públicos municipais, com foco no Mercado Público de Porto Alegre (MPPoa), no RS. Por este motivo, foram incluídos, tanto seus acessos quanto suas circulações internas, integrando-os às calçadas do seu entorno urbano. Simultaneamente, propôs-se o aperfeiçoamento de metodologias que auxiliem no mapeamento da qualidade dos espaços urbanos para pedestres, com o objetivo de identificar setores prioritários passíveis de intervenção. Por meio de pesquisa bibliográfica, envolvendo as condições das calçadas e a morfologia socioespacial urbana, procurou-se fundamentação teórica para inclusão do conceito aqui proposto de ‘caminhabilidade interna’. Além dos fatores que influenciam as decisões nessa mobilidade – e sua possível interconexão com a caminhabilidade externa. Metodologicamente para verificação do nível de serviço de calçadas, no recorte urbano pesquisado, utilizou-se um índice de caminhabilidade o iCam 2.0 (ITDP, 2018), e, para análise da sua configuração espacial utilizou-se a Sintaxe Espacial (SE) e suas medidas sintáticas (HILLIER, 1993). O resultado almejado e alcançado na pesquisa foi o de criar e fixar este novo conceito de caminhabilidade interna (“indoor walkability”). Ficando assim comprovada a interconexão entre o movimento de pessoas interna e externamente em um equipamento privado de uso público como o MPPoa, onde suas ‘calçadas internas’ são continuidade natural das vias caminháveis do seu entorno, interconectando-os.