Abstract:
A indústria de papel e celulose possui grande relevância na economia global, sendo uma das indústrias que mais geram resíduos. Como grande parte desses resíduos ainda é disposta em aterros industriais, estudos que viabilizem a sua reciclagem são cada vez mais necessários, promovendo, desta forma, a mitigação de impactos ambientais negativos aliada à redução do consumo de recursos naturais não renováveis. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o efeito do tratamento de dregs (resíduo gerado em processo Kraft) de modo a viabilizar o seu emprego como fíler em misturas betuminosas. Para isso, foi proposto um tratamento desse resíduo por lavagem e filtração, promovendo a redução do teor de sais solúveis, responsáveis pelo aumento do consumo do cimento asfáltico de petróleo (CAP) e redução da resistência mecânica de misturas betuminosas. Para verificar a eficiência do tratamento, foi realizada a caracterização física, química e mineralógica do resíduo antes e após o tratamento, bem como a caracterização física e mecânica das misturas asfálticas produzidas com e sem a incorporação do resíduo. Houve redução dos valores de pH e principalmente de condutividade elétrica ao longo das 3 lavagens aplicadas, sendo esta última reduzida em 98% quando comparada ao resíduo não tratado. No ensaio Marshall, os traços contendo dregs em sua composição atenderam a todos os limites normativos, e a mistura contendo 4% de dregs apresentou fluência inferior ao traço de referência. O tratamento desse material pode viabilizar o seu uso em pavimentos mais sustentáveis, atentando-se às especificações estabelecidas por normas vigentes.