Resumen:
Esta Dissertação busca analisar os sentidos da Aprendizagem por meio do trabalho a partir da Lei 10.097/2000, também chamada de Lei da Aprendizagem ou Programa Aprendiz, impressos nas Dissertações e Teses publicadas na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O período selecionado compreendeu os anos de 2000 a 2019, com o objetivo de contemplar a produção acadêmica durante os 20 anos do Programa Jovem Aprendiz. As etapas metodológicas da pesquisa foram desenvolvidas com base na pesquisa documental e análise de conteúdo. O exercício teórico metodológico teve como fundamento autores que vêm problematizando a aprendizagem, bem como os que estudam o contexto do trabalho na contemporaneidade, tais como Carlos Ernesto Noguera-Ramirez, César Sanson, Gert Biesta. A BDTD foi escolhida como banco de dados para a seleção de dissertações e teses tecidas na seara do Programa Jovem Aprendiz e Lei 10.097/2000. No universo das pesquisas que entrecruzaram os temas Lei 10.097/2000 e Aprendizagem, foram selecionadas aquelas na esfera da Educação. Nessa interseção apenas dissertações foram encontradas. Os resultados indicaram três sentidos atribuídos à Aprendizagem: a) sentido de articulação entre teoria e prática, b) sentido de valorização do conhecimento prático e da experiência e c) sentido de desenvolvimento de competências e habilidades. A relação entre educação, trabalho e aprendizagem estabelecida pela pesquisa possibilitou identificar, ainda, que as vivências dos jovens amparados pela Lei 10.097/2000, quando conjugam os saberes escolares, ressignificam o exercício do trabalho em suas vidas, criando diferentes sentidos para a aprendizagem por meio da realização do ofício.