Resumo:
Jair Bolsonaro foi eleito o trigésimo oitavo presidente da República em
outubro de 2018. Figura controversa, ele ganhou popularidade por seus discursos
antipetistas e populistas, atraindo milhões de eleitores fiéis dispostos a defendê-lo e
apoiar suas decisões incondicionalmente. Em 2020, eclodiu o novo coronavírus,
altamente contagioso e possivelmente letal, levando a OMS a decretar uma nova
pandemia em março do mesmo ano. Jair Bolsonaro tomou medidas diferentes das
recomendadas por especialidades da saúde, levando o Brasil a alcançar a marca de
mais de 650 mil mortos até o momento da publicação deste trabalho. A presente
pesquisa tem como objetivo coletar pistas da construção do bolsonarismo como
identidade por meio de interações feitas em postagens sobre a covid-19 realizadas
por páginas noticiosas no Facebook e compreender suas relações com os
acontecimentos em destaque. Por meio de uma cartografia realizada na plataforma,
foram coletadas 38 publicações e 1224 interações para construir um mapa de
sentidos para compreender aspectos do bolsonarismo. Após a análise, observei que
a identidade do grupo político não tem apenas como figura central a imagem de Jair
Bolsonaro, mas cria suas identificações a partir de seus opositores, compreendidos
como inimigos. Entre eles, está Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos
Trabalhadores, a Rede Globo e o STF.