Abstract:
Esta tese investiga a circulação do imaginário na midiatização a partir do caso dos museus es-píritas. Pouco se fala sobre imagem no contexto do espiritismo, mas uma iconicidade surge com a urgência de preservar os simbolismos dessa religiosidade estabelecida há pouco mais de 170 anos em uma sociedade transformada por processos midiáticos. Partindo de indícios sobre a musealização do espiritismo, o objetivo é investigar como as práticas museais espíritas elabo-ram uma relação de iconicidade na midiatização. A presente pesquisa, de ordem qualitativa e exploratória, se baseia na ideia de um estudo de caso midiatizado, por meio do levantamento e visitação em um circuito constituído por 27 museus espíritas, da realização de 17 entrevistas em profundidade e da produção e coleta de fotografias e imagens. A análise se estrutura em duas partes, oferecendo uma cartografia e um dinamograma sobre a experiência das imagens em circulação a partir de museus espíritas, segundo suas possibilidades e desafios na midiati-zação. Na primeira parte, elaboramos uma cartografia das práticas, reconhecendo, em cada iniciativa, as práticas museais midiatizadas, suas operações e seus sintomas. Na segunda parte, buscamos nos guiar pelo anacronismo das imagens para explorar a circulação do imaginário por meio de um exercício metodológico com pranchas de imagens. É nossa intenção propor esse trabalho metodológico na intersecção entre os estudos do imaginário e da midiatização. Rela-cionando as práticas museais e a iconicidade nelas expressa, proporemos que a midiatização vem mobilizando uma espécie de virada icônica no espiritismo, doutrina que, pela primeira vez, parece desenvolver um pensamento sobre suas imagens. O caso estudado tensiona as teo-rizações a respeito da midiatização e do imaginário a partir da observação empírica e dialoga, a partir das Ciências da Comunicação, com a Museologia, a Pesquisa Social do Espiritismo e os Estudos do Imaginário, contribuindo para a compreensão de interfaces pouco exploradas.