Resumen:
A presente pesquisa investigou como a adoção da ciência de dados na Pós-Graduação Brasileira relaciona-se com a formação de mestres e doutores em contabilidade. A relevância da temática recai sobre a importância da disseminação de conhecimentos, que aproxima as universidades do mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo determinar os fatores de adoção de conhecimentos em ciência de dados e suas influências na formação de mestres e doutores em contabilidade, evidenciada na literatura baseada na difusão da inovação, redes complexas e ciências de dados na contabilidade. O percurso metodológico procurou explorar o Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, referente ao período de 1987 até 2019, que posteriormente foram analisados com a utilização da linguagem computacional (Python e Gephi), mineração de dados, estatísticas descritivas e redes complexas, com objetivo de mapear e identificar as principais pesquisas e módulos criados e desenvolvidos pela rede de co-palavras-chaves, com intuito da expansão da pesquisa sobre a colaboração científica e a evolução da ciência de dados na contabilidade. Os resultados indicam a existência de uma evolução temporal nítida onde foi possível identificar que mais de 70% das pesquisas alinhadas com a área contábil estão concentradas em cinco módulos, formando um padrão a partir de 2013, sendo eles: aprendizagem de máquina, mineração de dados, inteligência artificial, grandes dados e inteligência de negócios. Além disso, a contabilidade financeira ganhou destaque por emergir como um módulo com termos essencialmente contábeis, apontando novos rumos e tendências. Por fim, foi efetuada a proposta estudos futuros, com a própria replicação dessa pesquisa em períodos futuros, e a inserção gradual das técnicas e ferramentas da ciência de dados nos currículos da pós-graduação da contabilidade brasileira, contribuindo de forma significativa na formação de mestres e doutores.