Resumen:
A presente dissertação apresenta um modelo de mensuração de maturidade em Organização de Alta Confiabilidade (HRO) e analisa a dimensão do impacto com a segurança operacional, no contexto das unidades aéreas de asas rotativas dos serviços de emergência no Brasil. Estas unidades foram identificadas como HRO, porque, por um lado, são capazes de enfrentar eventos perigosos, mas, por outro, mantém um desempenho confiável. Organizações de Alta Confiabilidade operam em ambientes com complexidade interativa e suscetíveis a falhas. Contudo, apresentam características que permitem reduzir a incidência de erros. Essas características são cinco: 1) preocupação com falhas, 2) relutância em simplificar, 3) sensibilidade às operações, 4) compromisso com a resiliência, e 5) deferência à expertise. A mensuração destas características dimensiona a maturidade HRO. O objetivo do estudo foi propor um modelo para análise da relação da maturidade HRO com a segurança operacional. Para isto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais para a análise fatorial confirmatória (AFC). A equação foi dimensionada a partir de estudo previamente aplicado em HRO e ajustado ao contexto da pesquisa. Aplicou-se a AFC para validar empiricamente as variáveis observáveis e os fatores indicados pelas características HRO. Assim, os resultados apontaram para a existência de um modelo ajustado para mensuração da maturidade HRO. Posteriormente, foi aplicada a técnica de dependência por regressão logística entre a maturidade HRO e a segurança operacional. Os resultados suportaram parcialmente a hipótese de pesquisa, indicando que apenas a característica HRO de deferência à expertise foi identificada como uma variável significativa e positiva, para explicar a segurança operacional. A característica HRO de sensibilidade às operações indicou uma relação significativa, porém negativa, indicando a necessidade de estudos futuros. As demais características HRO não apresentaram relações significativas.