Resumo:
Esta dissertação tem como tema as Instituições de Ensino Superior – IES’s, sobretudo o estudo de caso sobre o Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba – CESVALE, e pretende contribuir para a continuação desta IES no mercado atual educacional, através da consolidação de estratégias baseadas na teoria da Visão Baseada em recursos, bem como através dos recursos legais descritos para a obtenção de vantagens competitivas, assegurando sua perenidade. A pesquisa passa pela análise de estratégias baseadas em recursos que as Instituições de Ensino Superior, especificamente no âmbito do CESVALE, adotam como ferramenta de gestão, para obterem vantagens competitivas, assegurando a sua perenidade no mercado educacional do Brasil. Neste contexto, as análises dos dados foram feitas através da ferramenta VRIO, identificando as possibilidades para a consolidação dos recursos identificados, assim como as potencialidades e fragilidades oriundas desta análise. Com base na análise dos dados, percebe-se que, no CESVALE, a gestão do recurso humano transitou pelo levantamento do potencial dos profissionais, o desenvolvimento das habilidades e a capacitação necessária. Portanto, é notório que quanto mais interação existir entre os dois modelos teóricos apresentados – planejamento estratégico e visão baseada em recursos – pode-se assegurar a permanência da IES no mercado de Ensino Superior do Piauí.