Resumen:
A pesquisa tem por objetivo problematizar a Iniciação Científica (IC), que cada vez mais
precocemente passa a ser endereçada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa é composto principalmente por documentos elaborados no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, manuais voltados para a formação de professores para o trabalho com Ciências e Iniciação Científica nos Anos Iniciais elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura, o livro Metodologia Científica ao alcance de todos, de Celicina Azevedo, e uma edição da Revista Nova Escola. Servindo-se de formulações de Michel Foucault, John Dewey, Ian Hacking, Stephen Ball e Thomas Kuhn e das ideias do que corresponde ao período tardio da obra de Wittgenstein, entre outros, a Tese analisa como emerge o deslocamento da Iniciação Científica praticada no âmbito universitário para o currículo escolar dos Anos Iniciais; o modo como os sujeitos escolares são posicionados nos documentos que tratam da Iniciação Científica escolar; e os entendimentos que podem ser atribuídos ao deslocamento da ênfase nas feiras de ciências escolares para os salões de IC dos quais participam estudantes dos Anos Iniciais. O trabalho investigativo mostrou que: a) a Iniciação Científica, que cada vez mais cedo se faz presente no currículo escolar, faz parte do que se nomeou na pesquisa como dispositivo da tecnocientificidade; b) o dispositivo da tecnocientificidade age por meio da condução das condutas, da regulação dos desejos e da direção dos interesses, visando a inserir o maior número possível de indivíduos nas carreiras tecnocientíficas. Tal inserção posicionaria os sujeitos na lógica do mercado e estaria situada no âmbito da gestão do risco; c) nos documentos analisados, os professores são posicionados como “orientadores de aprendizagens”, e os alunos, como “crianças curiosas”; d) observa-se um deslocamento de ênfase das feiras de ciências escolares para os salões de Iniciação Científica promovidos pelas universidades, bem como o caráter performativo que pode ser atribuído a esses eventos; e e) o uso do Método Científico é tomado de forma naturalizada, como inerente ao trabalho de pesquisa realizado em sala de aula. É possível identificar semelhanças de família entre o Método Científico utilizado na escola e o que usam os cientistas, mas não igualdade.