Abstract:
O objetivo desta dissertação é investigar o impacto do mundo do trabalho em contexto neoliberal para as estratégias de crescimento profissional de mulheres graduandas em jornalismo. Para tal objetivo, contamos com a perspectiva interseccional para compreender os desdobramentos dos marcadores sociais da diferença que atravessam a realidade das colaboradoras-participantes desta pesquisa, que são cinco estagiárias mulheres de Jornalismo do estado do Rio Grande do Sul, com distinções de raça (branca e negra), classe (compõem a classe-de-vive-do-trabalho), localidade (Porto Alegre e região metropolitana) e sexualidade (heterossexual, bissexual e homossexual). A partir das articulações entre teoria e vivências de cinco meses de entrevistas, com o acionamento do método etnográfico (TRAVANCAS, 2012; STRATHERN, 2017), inferirmos que: 1) estágio também é uma questão de classe por questões de sobrevivência, mesmo que a literatura do campo se debruce em demasia na perspectiva unilateral de experimentação (VALVERDE, 2006; CAMPOS; ROCHA, 2011; PEREIRA, 2015; PEREIRA et al, 2015; 2016; ZACARIOTTI; SOUZA, 2019); 2) é compulsória a adesão a estratégias de crescimento profissional baseadas no neoliberalismo, ainda assim existem ações fundamentadas em bem comum e coletivo que encontram harmonia na práxis das colaboradoras-participantes; 3) as estratégias de elaboração de autoridade sobre as habilidades caminham juntas com as ações de compensação de gênero, logo acontecimentos sexistas se escondem em suas narrativas e apenas a leitura de fracasso ou sucesso profissional na perspectiva individual estão propensos a emergir; 4) em contrapartida, preconceitos racistas no interior da universidade e do trabalho são mais facilmente identificados pelo prisma de raça e não interseccional. Em vista desses pontos, identificamos que os estudos sobre estágio em jornalismo guardam lacunas a serem destrinchadas com a participação das/os alunas/os para que compartilhem suas memórias sobre como, quando e onde ocorrem suas percepções e decisões sobre o futuro da profissão.