Resumo |
A presente pesquisa tem por objetivo identificar as possíveis alterações na
rotina tributária após a implantação da Escrituração Fiscal das Retenções e Outras
Informações Fiscais (EFD-Reinf) na percepção dos profissionais da área fiscal que
atuam nos escritórios de Contabilidade em São Leopoldo/RS. No referencial teórico
abordou os principais conceitos de Contabilidade, Sistema Tributário Nacional, os
tributos e sua aplicação, Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), EFD-Reinf,
contribuintes obrigados à entrega e os eventos de transmissão. Esta pesquisa foi
classificada quanto à natureza como uma pesquisa aplicada, quanto à abordagem do
problema classificou-se como quantitativa, quanto ao objetivo é caracterizada como
descritiva, e em relação ao procedimento técnico caracterizou-se como levantamento.
Para a coleta de dados utilizou-se questionário constituído por perguntas múltiplo
escolha e os dados foram organizados por blocos de identificação e tabulados através
de planilha Excel, sendo apresentados em formato de gráficos. Na análise dos
resultados, evidencia-se que a implantação da EFD-Reinf exige do contribuinte uma
mudança no que dispõe a contratação e prestação de serviços, demandando atenção
quanto ao seu preenchimento e definição de processos internos das empresas
obrigadas a transmissão. Observou-se, ainda, que muitos contribuintes implantaram
novos controles e sistemas para gerenciar as informações necessárias para o envio
e, apesar da nova rotina de atividades, não ocorreram grandes mudanças nos
procedimentos administrativos. Pelo contrário, somente agregou a padronização das
informações a fim de evitar questionamentos do Fisco e reduzir os erros causados no
processo. Desta forma conclui-se que a pesquisa permite notar a relevância de utilizar
a tecnologia de softwares bem como a aplicação destes sistemas as empresas como
uma ferramenta para que não comprometa o correto envio das informações por meio
do sistema da EFD-Reinf bem e a padronização das informações fiscais e processos
operacionais otimizando o tempo de entrega da obrigação acessória.; |