Abstract:
A pandemia de COVID-19 causou mudanças nas rotinas de profissionais no mundo todo. Em especial na educação, o ensino dos alunos e o trabalho dos profissionais, docentes e técnicos, foram afetados por essas mudanças. Nesse sentido, é proposto o seguinte trabalho que tem como objetivo geral analisar as influências da COVID-19 na rotina de trabalho dos profissionais da educação, no contexto de uma universidade pública federal, bem como propor estratégias de gestão de pessoas que contribuam para a saúde e o bem-estar desses profissionais. Com relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: o questionário eletrônico e a entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada em 2021. A análise dos dados é feita a partir da metodologia de análise de conteúdo. Podemos inferir deste estudo que a pandemia afetou física e psicologicamente os trabalhadores da educação. Em função do isolamento social, a falta do convívio com os colegas, bem como, as relações pessoais foram prejudicadas. Também, a organização do tempo tornou-se um desafio para os trabalhadores da educação, que além do aumento de trabalho e de carga horária, tiveram que se adaptar ao ensino e trabalho remotos. Identificar fontes de risco psicossocial que podem conduzir os trabalhadores da educação ao estresse e ao adoecimento, durante e após a pandemia, apresenta-se como uma importante tarefa para os gestores. Desse modo, faz-se necessário a adoção de medidas de proteção, capazes de reduzir os impactos da COVID-19 na saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente, no trabalho dos profissionais da educação, oportunizando mais qualidade de vida.