Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Breitenbach, Daniel Bueno;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Caon, Guilherme da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0685637387852912;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O TikTok como experiência formadora de hábito;
metadataTrad.dc.description.resumo A internet e os produtos digitais propiciaram um novo mundo de possibilidades. As redes sociais e seus mecanismos mudaram a forma como os indivíduos se relacionam, e desencadearam uma série de mudanças comportamentais. O uso excessivo das telas vem sendo colocado em pauta na sociedade, e, nesse cenário, o estudo das táticas que os produtos digitais e as redes sociais utilizam para manter seus usuários engajados se mostram de suma importância. Tendo em vista o crescimento de usuários da rede social TikTok nos últimos anos, esta pesquisa se propõe a explorar as características que levam o aplicativo chinês a possuir alto poder de formação de hábito e retenção de sua base de utilizadores. Para isso, foram abordados conceitos como verticalização de conteúdo, sistemas de recomendações, formação de hábitos, entre outros relevantes para alcançar os objetivos estabelecidos. A pesquisa desenvolvida se utilizou do método cartográfico, descrevendo o processo de navegação do aplicativo, e, através da análise da interface do TikTok, encontrou pontos de convergência com o Hooked Model, principal framework para produtos formadores de hábitos.;
metadataTrad.dc.description.abstract The internet and digital products have opened a new world of possibilities. Social networks and their devices have changed the way they relate to each other and triggered a series of behavioral changes. The excessive use of screens has been put on the agenda in society. In this scenario, the study of tactics that digital products and social networks use to keep their users engaged is of paramount importance. Having seen the growth of TikTok social network users in recent years, this research aims to explore the characteristics that lead the Chinese application to have a high capacity for habit formation and retention of its user base. For this purpose, concepts such as content verticalization, recommendation systems, habit formation, among other relevant notions to achieve the defined objectives were defined. The research developed uses the cartographic method, describing the navigation process of the application, and through the analysis of the TikTok interface, it found points of convergence with the Hooked Model, the main framework for habit-forming products.;
metadataTrad.dc.subject TikTok; Interface; Hábito; Bem-estar digital; Habit; Digital Well-being;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-12-16;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10988;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Publicidade e Propaganda;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics