Resumen:
Esta pesquisa trata sobre as estratégias de comunicação da Uber entre o duplo desafio: a midiatização da inovação e da conjuntura de risco/Covid-19. Para isso, nosso objetivo é o de examinar o processo de circulação de sentidos das estratégias de comunicação da Uber ofertados durante o lançamento de sua matriz interacional A (MIA), em Porto Alegre, e as estratégias de sua matriz interacional B (MIB), permeadas pelos discursos da pandemia da Covid-19 por meio de um estudo de caso midiatizado. A pesquisa estrutura-se em três capítulos, sendo que um primeiro compreende o quadro teórico-conceitual; um segundo aborda a Uber enquanto objeto de estudo na sociedade em midiatização; e, um terceiro, trata da natureza do caso midiatizado, bem como do seu desenvolvimento e análise das fases que constituem o caso de investigação. A observação dos materiais é organizada em quatro fases: a primeira compreende as estratégias de aterrissagem da Uber no Brasil, a partir de 2014; a segunda, as estratégias de comunicação que embasam a sua chegada à cidade de Porto Alegre, a partir de 2015; a terceira, os embates que a Uber enfrenta em território gaúcho diante da oferta de inovação na mobilidade; e, por fim, a quarta e última fase explora a reformulação das políticas e estratégias comunicacionais da Uber diante dos riscos postos pela crise da pandemia do novo coronavírus, a partir de 2020. Os principais resultados da investigação indicam que a Uber acopla estratégias destas duas matrizes interacionais, que se interpenetram, gerando uma terceira matriz interacional (MIC) que, ao mesmo tempo que oferta inovação, oferta segurança, através de gramáticas, contratos e operações postos em movimento via circuitos interacionais