Resumo:
Este trabalho apresenta uma elaboração teórica, metodológica e prática situada nos campos da arte e do design. O conceito de construção de cenários, muito caro ao design estratégico para a inovação sociocultural, é abordado a partir de uma perspectiva estética e cultural. Essa perspectiva almeja trazer para o design uma lógica fundada na sensibilidade e na imaginação. Compreendendo que o design estratégico é uma área que recebe incentivos das mais diferentes áreas e vertentes de pensamento, é acrescentado à metodologia do design estratégico o conceito de carnavalização (BAKTIHN, 1999) e de imaginação (BACHELARD, 2000). Esse desenvolvimento teórico traz para o campo do design e para o pensamento projetual uma perspectiva fenomenológica da imagem e da imaginação. Assim sendo, o conceito de carnavalização foi esquematizado de forma agregadora, ao trazer para o design os mais diferentes exemplos de expressões culturais e artísticas que possuem uma visão carnavalesca da vida. Esse conceito está presente organicamente nas mais diferentes manifestações culturais, principalmente na cultura brasileira, e é capaz de incorporar e renovar os elementos fornecidos por outras culturas. Deste modo, é trazida a dança expressionista e o trabalho da coreógrafa Pina Bausch, como inspiração processual a ser reinterpretada e renovada pelo design e pela cultura brasileira. Ademais, a arte da dança é situada como objeto teórico e metodológico da pesquisa, ao passo que a dança também é objeto de estudo. Criar uma metodologia para imaginar cenários para dança na rua é a máxima deste trabalho. Para tanto, após a articulação teórica, apresenta-se a “Experiência Dança NA Rua”, que integra os elementos da metodologia para criar novos projetos de espetáculos de dança nas ruas da cidade.