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Cooperativismo de plataforma: a proposta de um modelo de negócios de uma cooperativa de plataforma no ramo de hospedagem

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Autor Vieira, Luiz Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6666345743105356;
Orientador Kronmeyer Filho, Oscar Rudy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
Co-orientador Conto, Mário de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3653370222052093;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Cooperativismo de plataforma: a proposta de um modelo de negócios de uma cooperativa de plataforma no ramo de hospedagem;
Resumo A economia de plataforma tem modificado diferentes segmentos de mercados por meio do uso da tecnologia para criação e troca de valor entre produtores e consumidores. Diferentemente dos modelos de empresas pipeline, em que as transações acontecem em um formato de cadeia linear de valor, as plataformas digitais conseguem apresentar diversas variáveis de interações entre as partes do negócio, tornando-as mais dinâmicas e competitivas. Neste contexto, o cooperativismo de plataforma busca trazer uma abordagem de propriedade coletiva e de gestão democrática para os novos negócios baseados em tecnologia. Essa nova perspectiva do cooperativismo já está difundida na prática em alguns países, enquanto ainda se observam poucas experiências aplicadas no Brasil. Pode-se, portanto, constatar, com base em tais evidências, que existam alguns desafios para viabilizar o modelo de plataforma cooperativa no Brasil. Para entendimento destes fatores, a presente dissertação tem como objetivo geral estruturar um modelo de plataforma cooperativa no ramo de hospedagem para geração de valor para os associados de cooperativas de crédito. A escolha do ramo de hospedagem foi motivada pela possibilidade de geração de renda para os associados, além da inclusão de aspectos de impacto social e ambiental, propulsores da promoção do desenvolvimento local e de um turismo mais sustentável. A conexão com as cooperativas de crédito tem como vantagens o número significativo de associados e a maior afinidade destes com o cooperativismo, em relação à população em geral, além da possibilidade de acesso a alternativas de financiamento da plataforma cooperativa em estudo. Utilizou-se o Design Science Research como metodologia de pesquisa, com abordagem qualitativa e seguindo as etapas de construção e validação do artefato. Para melhor entendimento do contexto do cooperativismo de plataforma no Brasil, aplicou-se um questionário direcionado a oito especialistas do tema, para identificação dos desafios para a sua implantação. Utilizou-se o business model canvas para a validação do artefato em entrevistas com quatro intraempreendedores de uma cooperativa de crédito, uma Chief Executive Officer de startup do ramo de viagens e uma consultora de sustentabilidade. Na última etapa de validação foram entrevistados três dirigentes de cooperativas de crédito, vinculados às áreas de: inovação, sustentabilidade e negócios estratégicos. Por fim, apresenta-se um modelo de negócios de uma plataforma de cooperativa de hospedagem, resultante da pesquisa, capaz de gerar de valor para as partes interessadas da plataforma, e de geração de impacto positivo nas comunidades.;
Abstract The platform economy has modified different market segments, implementing technology to create and exchange value between producers and consumers. Unlike pipeline company models, in which transactions take place in a linear value chain format, digital platforms are able to present several interaction variables between the parts involved, making them more dynamic and competitive. In this context, the platform cooperativism seeks to bring a collective ownership and democratic management approach to new technology-based businesses. This new perspective of cooperativism is already widespread in practice in a lot of countries, while there are still few experiences applied in Brazil. It can, therefore, be inferred, based on such evidence, that there are some challenges to making the cooperative platform model viable in Brazil. In order to understand these factors, this master thesis has the general objective of proposing an artifact of a cooperative platform in the hosting industry to generate value for the members of credit unions. The choice of the accommodation sector was motivated by the possibility of generating income for members, in addition to the inclusion of aspects of social and environmental impact, to promoting local development and sustainable tourism. The connection with credit unions has the advantages of a large number of members and their affinity with cooperativism, if compared to the general population and, additionally, the possibility of accessing financing alternatives for the cooperative platform under study. Design science research was used as a research methodology, with a qualitative approach and following the steps of construction and validation of the artifact. For a better understanding of the context of platform cooperativism in Brazil, a questionnaire was applied to eight experts in platform cooperativism, to identify the challenges for the implementation. The canvas business model was used as a validation of the artifact in interviews with four intrapreneurs of a credit union, a travel industry startup CEO and a sustainability consultant. In the last stage of validation, three managers of credit unions, linked to the areas of: innovation, sustainability and strategic business, were interviewed. Finally, a business model of a hosting cooperative platform, resulting from the research, is presented, capable to increase value for the platform's stakeholders, and generating a positive impact on communities.;
Palavras-chave Cooperativismo de plataforma; Modelo de negócios; Economia de plataforma; Cooperativa de crédito; Platform cooperativism; Business model; Platform economy; Credit union;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10913;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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